Painel | Minha conta | Ajuda | Sair

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Enfrentando dramas pessoais

A vida continua...e o trabalho também...
Separações, morte na família, problemas financeiros...
Saiba como enfrentar os dramas pessoais e conseguir
fôlego para administrar o lado profissional.
Por: Chantal Brissac
Como participar de uma reunião de trabalho quando a vontade é de explodir em lágrimas? Crises causadas por doenças, conflitos afetivos e apertos financeiros, entre outros problemas, fazem parte da história de cada um e não pedem licença para acontecer. O mundo, porém, não pára. O melhor jeito de enfrentar tudo isso é de peito aberto. Com força de vontade e coragem, mas também pedindo e aceitando ajuda.
A psicoterapeuta Lillian Zucca acha que o trabalho pode ser um aliado poderoso durante a crise, porque chama à realidade. "A rotina faz o profissional ficar com os pés no chão, e esse compromisso diário de acordar, se arrumar, é fundamental, pois evita a obsessão pelo próprio problema", afirma. Para ela, é preciso manter o profissionalismo, "não misturando os canais", por mais difícil que isso seja. Claro que, se o choque for incontrolável, o melhor é se abrir com um colega mais próximo, o que é diferente de despejar toda uma carga emocional no ambiente de trabalho.

Ioga e terapia:
Para não deixar que o final de um relacionamento de cinco anos interferisse na sua carreira, a empresária Regina Mesquita recorreu a ginástica diária, aulas de ioga e sessões de terapia. "Nessa fase, também fortaleci minhas amizades. Até me empenhei mais no trabalho e não foi por fuga, mas por prazer. Foi um período em que acabei crescendo profissionalmente, pois estava estimulada a enfrentar novos desafios", diz Regina.
Tirar pardido da adversidade para crescer, como Regina fez, é um dos grandes segredos. Afinal, as dificuldades podem se tornar um estímulo para o desenvolvimento pessoal, já que nos desestruturam, mas também nos tiram da zona de conforto e do marasmo.

Conhecimento interior:
Especialistas em coaching (acompanhamento de profissionais), e consultoria de carreira, Renata di Nizo, da Casa da Comunicação, costuma orientar seus clientes a aproveitar a maré de altos e baixos das crises. "As pessoas têm medo das situações novas e difíceis, porém elas pode traduzir em ganhos pessoais", como Renata. O que importa, segundo a consultora, é se conhecer melhor nessa fase. "A partir desse mergulho, deve nascer uma pessoa bem mais consciente e preparada para enfrentar crises e problemas.

Para que as coisas pessoais não atrapalhem a vida profissional, é preciso investir tempo e cuidados com a mente, o corpo e o espírito. Aqui, 02 sugestões da consultora Renata de Nilzo e da psicóloga Lillian Zucca.
1. No escritório, quando estiver com algum problema , procure sentir bem os pés no chão. Isso vai trazer calma e equilíbrio para a sua mente e lembrá-la de que está controlando a situação.
2. Se a tensão for insuportável, converse com o seu chefe. É melhor assumir que não dá conta do trabalho do que fingir que está tudo bem e não cumprir as tarefas.
Fonte:Revista Uma

Essa matéria ajudou-os? Coloquem seus comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo!!! Obrigada por acessar este blog; sua presença é importante! O espaço é democrático e está aberto para todos, porém, sem ofensas!
ÀQUELE QUE TORNAR SEGUIDOR DESTE BLOG, DEIXAR O LINK DO SEU ESPAÇO NOS COMENTÁRIOS PARA QUE POSSIBILITE SEGUI-LO DE VOLTA!

Atenciosamente - Maria Adeladia (autora do blog)




Adeladia Lins - © 2011 (TODOS OS DIREITOS RESERVADOS)
Layout do blog desenvolvido por: Maycon Moreira Vieira (mayconmoreiravieira@gmail.com)