Painel | Minha conta | Ajuda | Sair

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

COISAS QUE GOSTO

Gosto da simplicidade, da paz, da mansidão e dos sorrisos verdadeiros.

Um abraço sincero, um aperto de mão, um bom dia, boa tarde, boa noite, obrigada, boa sorte, com todo o fervor.

Gosto daqueles que amam, sofrem, choram, perdoam, compartilham, se emocionam, lutam, a todos a minha admiração.

Brincar, pular, correr, sorrir, gritar, não tem nada melhor que andar por aí de mãos dadas com a vida.

Viver o presente sem pensar no passado; bloquear conflitos, estresses, rancores, desamores, viver o aqui e o agora com alegria e harmonia.

Não sou acomodada, mas aprecio o viver pacificamente. O respeito às ideias contrárias, as escolhas, as diversidades, o pensar diferente tem que ser considerado. Lutamos com diálogos e não com temidas guerras!

Também gosto daqueles que chamam as pessoas pelo nome, e não com apelidos indesejáveis, como baixinho, gordinho, magrinho, negrinho, macaquinho, feinho, esquisitinho, caladinho. Isso pode até dar confusão, então é melhor chamar o povo pelo nome verdadeiro.

Sou brasileira, nordestina, pernambucana, sertaneja, ouricuriense, matuta e também muito sensível. Mas gosto da minha terra, da cultura nordestina.

Gosto do povo pernambucano, pois tem um jeito especial no falar, um jeito único, um jeito alegre, um jeito do jeito dele, toda uma ginga arretada! Mas que tudo faz parte do patrimônio cultural.

Oxente, abestalhado, cabra safado, avexado, alesado, estribado, fuxiqueiro, galego, vixe maria, tá cá porra, alma sebosa, tribufú, pirangueiro, baitola...São essas algumas das expressões do meu povo pernambucano.

Ser pernambucano é apreciar às músicas Jorge de Altinho, Bezerra da Silva, Nando Cordel, Dominguinhos, Caju e Castanha, Michael Sullivan...Ah! Este último, compositor e produtor musical também.

Gosto em especial desses aqui, não pelo título de nobreza, mas pelo talento gigantesco, os saudosos Rei do Baião, Luiz Gonzaga, o Rei do Brega, Reginaldo Rossi. Eles serão eternizados!  Quanto orgulho desses artistas serem da minha região.

Temos algumas ilhas, mas só quero falar de uma, da Ilha Itamaracá, como diz a música do Reginaldo, é uma ilha encantada, de sonho, de luz e de cor, pedra que canta o amor...Mas que fica no grande Recife.   

Isso que é luxo! Por aqui também temos a amplitude na literatura poética, a poesia de João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, escritas profundas, recheadas de comoções.

Admiro Paulo Freire, educador, escritor, filósofo, mente brilhante e um dos maiores educadores do Brasil e do mundo, também nasceu no Pernambuco.

Duas das suas obras, o livro “Pedagogia do Oprimido” e “Pedagogia da Autonomia”, escritas que alimentam a minha alma intensamente. Me fazem pensar com criticidade e clareza o sistema prisioneiro sob o qual vivemos.

Aprecio a leitura de um bom livro, pois me traz aprendizagem, me faz sair da podridão da ignorância rumo à luxúria da compreensão de mundo.         

Tenho paixão pelo universo da leitura; ao se ler um bom livro, se faz viagens fascinantes, inesquecíveis, incríveis, mágicas, gostosas, luxuosas, picantes, apaixonantes, encantadoras; isso sim que é emoção.

Tenho outras paixões, mas não dar para pôr tudo aqui;  pois estou chegando ao fim, mas espero que quem ler o que consta aqui, se delicie e embarque no seu próprio ser, vigorosamente, e assim como eu, também faça reflexões daquilo que o faz contente, exultante, radiante, hilariante e feliz. 

4 comentários:

Lucimar da Silva Moreira disse...

Maria gostei de saber das coisas que você gosta, que bom que você está de volta bjs.

MARILENE disse...

Você tem bom gosto e valoriza suas raízes. Compartilho desse gostar. Abraço.

Leidiana Pereira disse...

Fico tão feliz que você esteja voltando aos poucos!
Saudades de você.
Adorei saber das coisas que você mais gosta, também amo coisas simples da vida e sou louca pelo nordeste brasileiro. Sou metade baiana e metade mineira e amo muito isso!
Beijos. 
Diário da Lady

Ana Bailune disse...

Cada um de nós com nossas histórias e contextos que nos formaram ao longo dos anos!
Tenha um ótimo final de semana.

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo!!! Obrigada por acessar este blog; sua presença é importante! O espaço é democrático e está aberto para todos, porém, sem ofensas!
ÀQUELE QUE TORNAR SEGUIDOR DESTE BLOG, DEIXAR O LINK DO SEU ESPAÇO NOS COMENTÁRIOS PARA QUE POSSIBILITE SEGUI-LO DE VOLTA!

Atenciosamente - Maria Adeladia (autora do blog)




Adeladia Lins - © 2011 (TODOS OS DIREITOS RESERVADOS)
Layout do blog desenvolvido por: Maycon Moreira Vieira (mayconmoreiravieira@gmail.com)