Painel | Minha conta | Ajuda | Sair

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Monteiro Lobato:revolução no mundo literário brasileiro.

Escritor: 1882 - 1948.
O maior escritor infantil brasileiro de todos os tempos, José Bento Monteiro Lobato.

Cresceu numa fazenda, se formou em direito sem nenhum entusiasmo, já que sempre quis ser pintor! Desenhava bem! Quando estudante, participou do grupo "O Cenáculo" e entre risadas e leituras insaciáveis, escreveu crônicas e artigos irreverentes.


No Sítio do Picapau Amarelo, cenário mágico das histórias de Monteiro Lobato, surgiu a literatura brasileira para as crianças. Da legião de pequenos leitores que a partir dos anos 20 devoraram as aventuras da boneca Emília e dos outros personagens do Sítio nasceram novas gerações de escritores infantis do país.
Embora Lobato tenha ficado conhecido por sua obra literária, não se limitou a ela. Foi um dos homens mais influentes do Brasil na primeira metade do século e encabeçou campanhas políticas importantes, como a do desenvolvimento da produção nacional do petróleo.
Além de promotor público, empresário, jornalista e fazendeiro; foi editor de livros.Em 1918 fundou, em São Paulo, a Monteiro Lobato & Cia, editora que trouxe ao país grandes novidades gráficas e comerciais. Até morrer, em 1948, foi o grande agitador do mercado de livros no Brasil. "Em vida, vendeu cerca de 1,3milhão de exemplares de suas obras, número de peso até para os dias de hoje", contabiliza José Roberto Whitaker Penteado, diretor da Escola Superior de Propaganda e Marketing, no Rio de Janeiro, e autor de uma tese de doutorado sobre o escritor.
Lobato dizia que queria fazer "livros em que as crianças morassem". Para isso criou o Sitio. Foi uma revolução. Nossas crianças descobriram que a aventura podia deixar os castelos de contos dos contos de fadas europeus e chegar ao mundo que viam ao seu redor. Além de temperar suas histórias com a cultura brasileira, o escritor teve a ousadia de deixar de lado a linguagem literária rebuscada da época e escreveu com as pessoas falavam.

Textos paradidáticos:
Preocupado com a educação brasileira, ele pôs Geografia, ciências, matemática, história e muito mais nas narrativas. Deu um jeito de falar também das questões políticas que defendia. O resultado é uma obra de incrível valor didático que se mantém viva e é útil para ensinar todas as disciplinas de primeiro grau.

Uma vida feita de negócios, política e muita literatura:
1882:Em 18 de abril nasce José Renato Monteiro Lobato, em Taubaté (SP). Em 1896 vai estudar na capital. Dois anos depois morreu seu pai e em 1899, sua mãe.

1900: Lobato quer estudar Belas-Artes, mas, por imposição de seu avô, o Visconde de Tremembé, entra para a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo. Depois da formatura, em 1904, ele volta a Taubaté. Três anos depois é nomeado promotor de Areias (SP).
1908: Casa-se com Maria Pureza da Natividade (Purezinha). Com ela tem quatro filhos:
Marta, Edgar, Guilherme e Ruth. Começa a colaborar com a imprensa.

1911: Cria o personagem Jeca Tatu. Herda do avô a fazenda de café Buquira , na Serra da Mantiqueira. Abandona a promotoria e torna-se fazendeiro. Em 1917 venda a fazenda. No ano seguinte compra a Revistra do Brasil. No mesmo ano funda a editora Monteiro Lobato & Cia. Sete anos depois ela se tranforma em Companhia Editora Nacional.

1920: Publica seu primeiro livro infantil, A Menina do Narizinho Arrebitado.

1927: É nomeado adido comercial em Nova York. Em 1931 começa um movimento do petróleo e do ferro.

1941: Por causa da campanha do petróleo, manda uma carta agressiva ao presidente Getúlio Vargas e acaba ficando três mese preso. Dois anos depois, funda, com Caio Prado Júnior, a Editora Brasiliense.

1946: Muda-se para Argentina, onde seus livros são traduzidos e fazem grande sucesso.

1947: Lança sua Obra Completa infantil. Volta ao Brasil. Morre em 04 de julho de 1948.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo!!! Obrigada por acessar este blog; sua presença é importante! O espaço é democrático e está aberto para todos, porém, sem ofensas!
ÀQUELE QUE TORNAR SEGUIDOR DESTE BLOG, DEIXAR O LINK DO SEU ESPAÇO NOS COMENTÁRIOS PARA QUE POSSIBILITE SEGUI-LO DE VOLTA!

Atenciosamente - Maria Adeladia (autora do blog)




Adeladia Lins - © 2011 (TODOS OS DIREITOS RESERVADOS)
Layout do blog desenvolvido por: Maycon Moreira Vieira (mayconmoreiravieira@gmail.com)