Painel | Minha conta | Ajuda | Sair

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Convivência sadia para uma vida melhor


A convivência faz parte da vida de todo ser humano. Sem ela, é impossível viver. Necessitamos
dos outros, sempre! A interação, coletividade, união, são importantes para uma vida melhor e plena!

Seria essencial que todas as pessoas enxergassem essa necessidade e respeitasse mais seus semelhantes e principalmente, as pessoas que fazem parte do seu grupo. Respeitando-os e valorizando-os mais!

Infelizmente há pessoas que sentem "grande dificuldade" em conviver com outras! É bom saber que em extremo, é triste para um cidadão viver "isoladamente"! A interação saudável com os demais é maravilhosa para uma melhor qualidade de vida! Viver afastado, não faz bem para ninguém, nem mesmo para a nossa fauna! Ninguém nasceu para viver só. O companheirismo é absoluto; a criatura humana não consegue viver...ser completo, se sozinho!
A convivência humana se for vivida com sinceridade, respeito, confiança, integridade, faz um bem imenso ao espírito, é como "um tempero aos corações"! Engrandece a alma!
Valores para a convivência
O ser humano é social por natureza e necessita relacionar-se com os outros. Por isso a convivência é considerada a melhor forma de adquirir e pôr em prática os valores fundamentais que regem nossa vida em comunidade.
Ninguém conhece melhor que os pais os produtos mais adequados e as doses necessárias para a formação integral de seus filhos. Podemos buscar assessoria, consultar especialistas em educação, pedir conselhos a pedagogos e psicólogos, mas seremos nós quem decidiremos em última instância os objetivos e os métodos educativos em nossa casa. É uma responsabilidade enorme, mas é nossa responsabilidade.
Valores para a convivência é uma ajuda básica para os pais e educadores que querem formar indivíduos independentes, que valorizem a si mesmos e sejam valorizados pelos outros, e que, acima de tudo, sejam felizes e façam felizes a quem os rodeia.
Faz parte da educação mostrar a filhos e alunos quais são as regras e os valores que nossa sociedade usa como base para os relacionamentos entre pessoas. Paciência, respeito, responsabilidade e muitos outros são tratados no livro como importantes componentes para a convivência pacífica em família, numa cidade, num país e até mesmo entre pessoas de diferentes culturas, e são alguns dos valores que os pais podem transmitir a seus filhos para que eles cresçam livres e felizes.


Portanto, quando fazemos algo para o outro, que não esperamos nada em troca, fazemos por uma questão de consciência. Se algo de bom vier de nossos semelhantes será um lucro agradável; se não vier nada, será normal.

Vamos respeitar nossos próximo e não próximos assim como gostaríamos que nos respeitassem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo!!! Obrigada por acessar este blog; sua presença é importante! O espaço é democrático e está aberto para todos, porém, sem ofensas!
ÀQUELE QUE TORNAR SEGUIDOR DESTE BLOG, DEIXAR O LINK DO SEU ESPAÇO NOS COMENTÁRIOS PARA QUE POSSIBILITE SEGUI-LO DE VOLTA!

Atenciosamente - Maria Adeladia (autora do blog)




Adeladia Lins - © 2011 (TODOS OS DIREITOS RESERVADOS)
Layout do blog desenvolvido por: Maycon Moreira Vieira (mayconmoreiravieira@gmail.com)