Painel | Minha conta | Ajuda | Sair

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Efeitos Salutares da Música

Fonte: Livro "Mente Positiva", de dr.Julián Melgosa
Existe uma infinidade de estudos que demonstram o efeito benéfico da música em diversas áreas da saúde. Eis alguns exemplos:
A música tem sido utilizada em ambientes clínicos para:
a) Reduzir a dor em pacientes geriátricos com artrite (McCaffrey, 2003). Os participantes desse estudo fizeram parte de uma sessão musical de 20 minutos  diários, e foram comparados a um grupo sob controle com silêncio ambiental nesse período. Os idosos que desfrutaram  da música conseguiram uma redução de 66¨% na dor (segundo eles) e de 50% (segundo os pesquisadores) em comparação com o grupo sob controle que manteve o mesmo nível de dor.
b) Tratamento do estresse de professores da pré-escola (Cheek et al., 2003). Um grupo de pesquisadores fez uma comparação entre professores em tratamento psicológico clínico por causa do estresse. A metade participou da terapia acompanhada de música, e a outra da terapia habitual (sem música). O estresse do primeiro grupo foi significamente reduzido em relação ao segundo grupo.
c) Controlar a expectativa ansiosa num exame angiografia coronariana (Campbell et al., 2003). Neste estudo, realizado no Hospital Geral de Kingston  (Ontário, Canadá), usou-se música antes, durante e após o término do exame, e foi constatado o efeito marcante da música nessa experiência que exige suportar a dor e a ansiedade.
d) Tratamento de crianças com enxaqueca (Nicket et al., 2002). Este estudo apresenta o efeito real da musicoterapia no tratamento da enxaqueca nas crianças em tratamento psiquiátrico e geral, especialmente em tratamento ambulatorial.
e) Diminuir a ansiedade e aumentar a sensação de bem-estar em crianças diagnosticadas com câncer ( Barrera et al., 2002). Esse estudo foi realizado em um hospital de Toronto (Canadá) para tratar da ansiedade hospitalar de crianças diagnosticadas com câncer. As crianças participaram de atividades musicais interativas. Avaliaram seu próprio estado de ânimo. Os pais também realizaram uma avaliação do comportamento lúdico de seus filhos. Em ambos os casos, a música teve efeito positivo nas crianças.

3 comentários:

Vida disse...

Oi Maria!
Me perdoe por não ter respondido antes ao seu comentário, mas como você bem deve saber. final de semestre para professor é trabalho em dobro. E se a saúde não anda bem, parece que o trabalho triplica.
Sabe Maria!? Eu prefiro seguir à ser seguida. Brincadeira! A verdade é que a falta de tempo não me permite postar com muita frequência e penso que o verdadeiro blogueiro, é aquele que está sempre atualizado em suas postagens, pois é isso que espera o seu leitor. Acho que sou mais comentarista que blogueira.
A finalidade dos 4 Blogs que criei, é o de "experimentar a sensibilidade virtual". Adoro formas, cores, imagens, sons, História, Arte, literatura, atualidades, enfim...
O "criar" naqueles espaços (meus Blogs)é o meu momento de lazer.
Como você disse que gosta de Arte, vou caprichar nos vídeos que mostram arte e artesanato em geral.
Beijo menina!

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Que linda postagem, amiga. Realmente a música age em nosso sistema nervoso, alterando para melhor ou para pior (dependendo do ritmo) nosso comportamento e emoções. Beijos, flores e sorrisos.

Maria Adeladia disse...

Cris, realmente, amor artes!!!!!!!! Gosto do mundo artístico, só não me dedico mais, por não dispor de tempo mesmo! E como vc falou, final de semestre é sobrecarragado para nós, educadores, pois trabalhamos com afinco no lado burocrático.
Obrigada pela visita, linda.

Maria José, realmente, a música é maravilhosa, eu mesma, ouço música o dia todo, no meu ambiente de trabalho. Isso me favorece bastante.
Obrigada pela visita, querida.

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo!!! Obrigada por acessar este blog; sua presença é importante! O espaço é democrático e está aberto para todos, porém, sem ofensas!
ÀQUELE QUE TORNAR SEGUIDOR DESTE BLOG, DEIXAR O LINK DO SEU ESPAÇO NOS COMENTÁRIOS PARA QUE POSSIBILITE SEGUI-LO DE VOLTA!

Atenciosamente - Maria Adeladia (autora do blog)




Adeladia Lins - © 2011 (TODOS OS DIREITOS RESERVADOS)
Layout do blog desenvolvido por: Maycon Moreira Vieira (mayconmoreiravieira@gmail.com)