Painel | Minha conta | Ajuda | Sair

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Luiz Gonzaga: Vida e Obra do cantor

Publicação de um documentário da vida do artista!
Se o Luiz Gonzaga fosse vivo, no dia 13 de dezembro, completaria 96 anos de idade!

Publicado recentemente, um documentário relatando a vida e obra do Rei do Baião, o cantor e compositor, Luiz Gonzaga;  informado seu ambiente de origem, suas músicas...e outros mais.

Além da publicação, pode-se conferir mais de 180 obras do patrimônio de Pernambuco, acesse o portal:
http://www.nacaocultural.pe.gov.br/luiz-gonzaga-patrimonio-vivo-na-memoria-do-povo-brasileiro

Luiz Gonzaga: patrimônio vivo na memória do povo brasileiro
Fundarpe
Essa publicação foi produzida por profissionais da Diretoria de Preservação Cultural da Fundarpe sobre a vida e a obra do cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga do Nascimento.
Em 2009, os espaços de origem e memória de Luiz Gonzaga, localizados no Parque Aza Branca em Exu estão tombados pela Fundarpe, no intuito de preservar este patrimônio.
Ótima iniciativa! Avivar na memória das pessoas, esse brilhante cantor nordestino, O Luiz Gonzaga! Artista este que, nunca perdeu sua origem, simplicidade...! um dos maiores cantores sertanejos e pernambucanos que o Brasil já conheceu!
Patrimônio do Luiz, em Exú-PE
Um  pouquinho da sua biografia:
 Luiz Gonzaga do Nascimento (Exu, 13 de dezembro de 1912 — Recife, 2 de agosto de 1989), compositor popular brasileiro, conhecido como o "rei do baião".
Nasceu na fazenda Caiçara, no sopé da Serra do Araripe, na zona rural de Exu, sertão de Pernambuco. O lugar seria revivido anos mais tarde em "Pé de Serra", uma de suas primeiras composições. Seu pai, Januário, trabalhava na roça, num latifúndio, e nas horas vagas tocava acordeão (também consertava o instrumento). 
Foi com ele que Luiz Gonzaga aprendeu a tocá-lo. Não era nem adolescente ainda, quando passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai. Autêntico representante da cultura nordestina, manteve-se fiel às suas origens mesmo seguindo carreira musical no sul do Brasil. O gênero musical que o consagrou foi o baião. A canção emblemática de sua carreira foi Asa Branca, que compôs em 1947, em parceria com o advogado cearense Humberto Teixeira.
Antes dos dezoito anos, ele se apaixonou por Nazarena, uma moça da região e, repelido pelo pai dela, o coronel Raimundo Deolindo, ameaçou-o de morte. Januário e Santana lhe deram uma surra por isso. Revoltado, Luiz Gonzaga fugiu de casa e ingressou no exército em Crato, Ceará. A partir dali, durante nove anos ele viajou por vários estados brasileiros, como soldado. Em Juiz de Fora-MG, conheceu Domingos Ambrósio, também soldado e conhecido na região pela sua habilidade como acordeonista. Dele, recebeu importantes lições musicais.
Museu do Gonzagão, Exú-PE.
Em 1939, deu baixa do Exército no Rio de Janeiro, decidido a se dedicar à música. Na então capital do Brasil, começou por tocar na zona do meretrício. No início da carreira, apenas solava acordeão (instrumentista), tendo choros, sambas, fox e outros gêneros da época. Seu repertório era composto basicamente de músicas estrangeiras que apresentava, sem sucesso, em programas de calouros. Até que, no programa de Ary Barroso, ele foi aplaudido executando Vira e Mexe (A primeira música que gravou em 78 rpm; disco de 78 rotações por minuto), um tema de sabor regional, de sua autoria. Veio daí a sua primeira contratação, pela Rádio Nacional.
Em 11 de abril de 1945, Luiz Gonzaga gravou sua primeira música como cantor, no estúdio da RCA Victor: a mazurca Dança Mariquinha em parceria com Saulo Augusto Silveira Oliveira.
Também em 1945, uma cantora de coro chamada Odaléia Guedes deu à luz um menino, no Rio. Luiz Gonzaga tinha um caso com a moça - iniciado provavelmente quando ela já estava grávida - e assumiu a paternidade do rebento, adotando-o e dando-lhe seu nome: Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior. Gonzaguinha foi criado pelos seus padrinhos, com a assistência financeira do artista.
Em 1948, casou-se com a pernambucana Helena Cavalcanti, professora que tinha se tornado sua secretária particular. O casal viveu junto até perto do fim da vida de "Lua". E com ela teve outro filho que Lua a Chamava de Rosinha.
Gonzaga sofria de osteoporose. Morreu vítima de parada cárdio-respiratória no Hospital Santa Joana, na capital pernambucana. Seu corpo foi velado em Juazeiro do Norte e posteriormente sepultado em seu município natal. Sua música mais famosa é Asa Branca.
Túmulo ondem constam os restos mortais do Rei do Baião e sua esposa
A cidade de Exú, fica próxima de Ouricuri, estado de Pernambuco. O Museu (foto ao lado) em sua memõria, está localizado na entrada da cidade; vindos de Ouricuri,é fácil visualizá-lo! Aos domingos, se vêem pessoas cantando suas músicas... suas sanfonas, roupas, fotos, mostrando toda sua história! Uma relíquia no CORAÇÃO DO SERTÃO PERNAMBUCANO! Esse patrimônio foi construido na fazenda do próprio cantor. O Museu é uma das fontes de renda da cidade.
Esse conteúdo pode ser acessado no endereço:

53 comentários:

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Neste Natal vamos multiplicar amor.
Que sejamos portadores de paz.
Que possamos dar afagos, carinho, bálsamos de alívio, força e luz a todos aqueles que necessitam.
Que possamos germinar o amor entre as pessoas, fazendo-os fortes em meio à tempestade.
Neste Natal e em todos os dias de nossas vidas, desejo que a Paz e a Harmonia encontrem moradia em todos os corações. E que o Natal seja mais um momento em que as pessoas acreditem que vale a pena viver um Ano Novo.
Feliz Natal, Feliz 2011.

Maria Adeladia disse...

Sim! As pessoas modificando-se, pondo mais carinho, fidelidade nas suas acões, espírito de humanismo,o mundo mudará!
Nossos incentivos podem fazer a diferença!

Obridada, querida!

alfredo fernandes de oliveira disse...

Sou paraibano, fã incondicional de LUA GONZAGA, para mim até hoje inigualável, moro no RJ desde 1959, antes de sair do Nordeste trabalhei em alguns lugares de Pernambuco lá pelas imediações de Tabira, Serra Talhada, S J do Egito etc. aprendi a tocar violão e as músicas que se cantava eram exatamente as dele. Até hoje na minha cabeça não entra outra coisa que não seja a música nordestina e as de L.Gonzaga. Alfredo Leoncio, nascido em 1940 junto as nascentes do rio Pajeú no lado da Paraiba. adeus Lua, "adeus pernambuco, a saudade é de matar".

Maria Adeladia disse...

Amigo Alfredo,
Eu também sou uma fanzona do Luiz Gonzaga! Ele foi um cidadão especial, um artista talentoso. Atingiu grande sucesso, porém, nunca perdeu sua origem! Cantava o nordeste! Sempre o nordeste! destacando o sertão, com sua caatinga, a seca...! Sua cidade, em Exú-PE, é repleta de imagens do Luiz, sem contar no MUSEU DO GONZAGÃO, uma estrutura maravilhosa!Necessita hoje, de mais inclementação, maiores investimentos. O cantor merece!
Abraços, feliz natal! Obrigada pelo seu comentário!

Anônimo disse...

luiz morreu mas levou no coração saudades do nordeste minha musica preferida e tristi partida.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Maria Adeladia disse...

Anônimo, obrigada pela visita e comentário.
Abraços.

Adimistrador disse...

Maria Adeladia quem ensinou a Luiz Gonzaga ae aprender a cantar e dançar forro estou em duvida e e sou um estudante espero que a senhora possa min explicar muito obrigado

Maria Adeladia disse...

Samuel, segundo informações de pessoas que trabalharam com ele, na época, o cantor foi ensinado pelo seu próprio pai, o sr.Januário, que adora tocar e cantar, que inclusive, construiu uma safona pelas próprias mãos para usá-la durante seus cantos! O sr.Januário foi ensinando aos filhos, o e Luiz absorveu tudo!!! A partir daí, o Luiz Gongaga teve seus primeiros contatos com o mundo da dança e canto, apaixonando-se!!Aos poucos, moldado pelas experiências da vida, até consagrar-se como o "Rei do Baião".
Espero que tenha ajudado e obrigada pela visita!Volte sempre!

Anônimo disse...

ele foi e é até hoje o maior cantor de pernambuco

Maria Adeladia disse...

Anônimo, é verdade! O Luiz Gongaza será eterno na memôria dos seus fãs.
Abraços e obrigada pela visita.

Anônimo disse...

Eu tenho 22 anos e desde de pequena que eu escuto o Luiz Gonzaga,eu sempre penso nos jovens de hoje em dia que escutam músicas de Baixaria em vez de escutar esse tipo de música da Cultura de pernambuco.Beijoos Maria Adeladia! Adoro o seu blog !

Maria Adeladia disse...

Anônimo,desde pequena também, sempre gostei do Luiz,justamente porque ele sempre colocou suas origens em primeiro plano em suas músicas!
Gosto daquela, onde diz "minha vida é andar por este sertão.....""""" Maravilhosa!
Vc é jovem, porém, muitos dos jovens da cidade de Exú, onde nasceu o cantor, segundo informações de pessoas residentes de lá, eles não curtem as músicas do cantor! Imagine, é justamente o "Museu do Gonzagão" uma das maiores fontes de renda da cidade!
Obrigada, anônimo por curtir este blog.Beijos à vc também, meu jovem.Fica com Deus.

Evandro marcelo disse...

Realmente perceber o quanto ele foi e é um dos maiores compositores e cantores do Brasil, por que suas canções serão eternas em nossas lembranças. Parabéns!!!!!!

Maria Adeladia disse...

Evandro, sim, O Luiz Gonzaga merece toda este reconhecimento...apesar que fisicamente não está entre nós!Obrigada pela visita e comentário.Abraços.

Anônimo disse...

OBG , ISSO ME AJUDOU MUITO NO TRABALHO TAVA DIFICIL MAS, ENCONTREI GRAÇAS A VOCÊ ADELADIA LINS
........

Maria Adeladia disse...

Anônimo, este é o meu principal objetivo, "o de ajudar, sem importar-me a quem" quando se precisa.Obrigada você pela visita e comentário.Volte sempre, o espaço é seu!
Abraços.

Anônimo disse...

essa postagem sobre Luiz Gonzaga me ajudou muito no meu trabalho TBM

Maria Adeladia disse...

Que bom Anônimo poder ajudá-lo! Obrigada e volte sempre.

Anônimo disse...

O seu blog esta ótimo eu adorei!!!!!!!!!!

Maria Adeladia disse...

Anônimo, obrigada! Elogios nunca são de mais!
Abraços e volte sempre!

Anônimo disse...

que triste

Anônimo disse...

GOSTEI DA BIOGRAFIA DE LUIZ GON
ZAGA OREI DO BAIAO

Anônimo disse...

BOA TARDE! ADELÁDIA, QUERO TE AGRADECER PELO CONTEÚDO, FOI DE GRANDE VALIA; DEPOIS FALAREI MELHOR OBRIGADO A TODOS.... IVAN

Maria Adeladia disse...

Anônimos, obrigada pela visita.Voltem sempre!

Ivan, é um prazer poder ajudar! Obrigada pelo carinho.Abraços e volte!

Pr. Jéferson Fabiano disse...

LUIZ GONZAGA FOI O MAIOR POETA DO SERTÃO, CANTOU COMO NINGUÉM OS PROBLEMAS SOCIAIS DO NORDESTE, LEVANDO AOS 04 CANTOS DO BRASIL, O SOFRIMENTO DO POVO NORDESTINO., PARABENS PELA POSTAGEM.

Maria Adeladia disse...

Jeférson, sou fã do cantor!Foi um exemplo de vida, de humanidade!Um grande artista!Obrigada pelo seu carinho.

gatalegal disse...

porque nao ta escrito os nomes das musica dele

gatalegal disse...

porque nao ta escrito os nomes das musica dele

Anônimo disse...

luiz gonzaga ele nao e comhecido como rei do baiao ele e kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk//

Anônimo disse...

luiz gomzaga morreu mais esta no
coraçoes de todos

Maria Adeladia disse...

Gatalegal, na biografia do cantor, há nomes de suas músicas de mais sucesso, com "Asa branca", sua música mais famosa e outros temas de músicas que também são conhecidas. É provável publicar ainda um artigo destacando com exclusividade algumas músicas de mais sucesso! Abraços e obrigada pela visita e a dica interessante!

Anônimo, sim ele morreu mas está no coração de todos que o apreciaram ou apreciam.Abraços e volte sempre!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

estou aqui atraves da minha adoravel professora Ana Lúcia de ribeira do pombal ela ama e sempre amara LUIZ GONZAÇA conhecido com o rei do balão e também o homem que deixou aqui muitas saudades te adoramos ate hoje e sempre

Maria Adeladia disse...

Anônimo, o Luiz Gonzaga foi um ótimo artista!Obrigada,Abraços e volte sempre!

Anônimo disse...

luiz gonzaga foi um mito. cantor da lagartixa. a o presidente da repobrica.jamais teremos outro um abraço e parabéns pelo blog Rogério josé de gravatá pe

Maria Adeladia disse...

Rogério José, o Luiz Gonzaga foi um cantor que levou a história do Sertão Pernambucano para todo o Brasil. Nunca ignorou sua origem, portanto tamanha fama, pois além da sua vocação de artista, foi uma alma simples e admirável!
Obrigada pela visita e comentário.Abraços.

Anônimo disse...

gosto muito delle

Maria Adeladia disse...

Anônimo, este cantor nunca será esquecido, tanto pelo seu talento, mas pela pessoa que foi!A simplicidade é grandiosa na vida das pessoas e ele era humilde!Obrigada pela visita.Abraços.

Anônimo disse...

nossa isso é muito legal veio...

Maria Adeladia disse...

Anônimo, obrigada pela visita.Abraços.

maura dimer loreto disse...

Ele era um músico muito importante,na nossa época,as músicas são muito lindas eu adoro elas como os demais fã dele. E o filho fazia uma dupla muito boa com seu pai.

Maria Adeladia disse...

Maura, ele foi e ainda é importante! Deixou suas músicas como lembranças! Abraços e obrigada pela visita.

allan disse...

muito xow vlw ajudo muito no meu trabalho

Maria Adeladia disse...

ALLAN:Fico lisonjeada com a contribuição.Será sempre bem vindo neste espaço.Abraços.

Anônimo disse...

# Parabéns pelo seu trabalho, Maravilhoso que cada vez me espira cada vez mas parabéns Maria Adeladia!

Maria Adeladia disse...

ANÔNIMO:O prazer e agradecimentos são meus por contribuir com suas necessidades!Abraços e volte sempre!

Anônimo disse...

legal o seu blog!

Anônimo disse...

Q blog da hora, muito maneiro, irado mesmo! Mandou bem! Mandou muito bem! Adorei a imagem daquela fada logo no inicio, muito legal!

Anônimo disse...

Q blog da hora, muito maneiro, irado mesmo! Mandou bem! Mandou muito bem! Adorei a imagem daquela fada logo no inicio, muito legal!

Maria Adeladia disse...

ANÔNIMO:Que bom que gostou, meu caro!A sua visita é muito importante.Esteja sempre à vontade.Abraços e muito obrigada.

júlio disse...

ótimo esse blog do Luiz Gonzaga.






Maria Adeladia disse...

JÚLIO:Obrigada pelo carinho da vista.O blog explore assuntos variados, e não temas exclusivos do Luiz Gonzaga.Seja sempre bem vindo.

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo!!! Obrigada por acessar este blog; sua presença é importante! O espaço é democrático e está aberto para todos, porém, sem ofensas!
ÀQUELE QUE TORNAR SEGUIDOR DESTE BLOG, DEIXAR O LINK DO SEU ESPAÇO NOS COMENTÁRIOS PARA QUE POSSIBILITE SEGUI-LO DE VOLTA!

Atenciosamente - Maria Adeladia (autora do blog)




Adeladia Lins - © 2011 (TODOS OS DIREITOS RESERVADOS)
Layout do blog desenvolvido por: Maycon Moreira Vieira (mayconmoreiravieira@gmail.com)