Painel | Minha conta | Ajuda | Sair

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Trabalho noturno gera doenças

Dormir em horários normais é o mais indicado!

Fonte: Agência Fiocruz
A sociedade...o mundo, cada vez mais acostumada aos serviços que funcionam 24 horas. Hoje pode-se ir ao supermercado, à farmácia ou ao posto de gasolina a qualquer momento. Para atender a essa demanda há um grande número de pessoas que trabalham fora dos horários tradicionais. Esses profissionais estão mais propensos a manifestar fadiga crônica, distúrbios digestivos, cardiovasculares e problemas no convívio social.
O sono é a principal queixa dos trabalhadores noturnos. 

Durante o dia, o barulho, a claridade e movimentação de pessoas em casa prejudicam o sono, tornando-o menos reparador. A privação do sono provoca fadiga crônica e queda no desempenho, o que contribui para o “erro humano” e os acidentes de trabalho. O risco de ocorrerem acidentes no trabalho noturno é três vezes maior, quando comparado ao trabalho diurno, segundo a pesquisadora Lúcia Rotenberg, do Departamento de Biologia da Fiocruz, que acaba de lançar o livro Trabalho em turnos e noturnos na sociedade 24 horas pela Editora Atheneu, juntamente com as professoras Frida Fischer e Cláudia Moreno.
Ritmo biológico
Outra dificuldade é que o corpo humano tem ritmos biológicos, que o preparam para a vigília de dia. “Antes de acordarmos, o corpo secreta um hormônio chamado cortisol, que nos prepara para reagir e desempenhar as atividades. Esse ritmo praticamente não muda, mesmo quando a pessoa fica acordada à noite, prejudicando o sono diurno”, diz Lúcia.
Em relação à alimentação, estudos mostram que o trabalhador noturno tem maior habito de ingerir alimentos pré-cozidos e congelados e também “beliscar” . Além disso, algumas empresas que oferecem refeições não se preocupam em preparar um cardápio especial para o trabalhador noturno, incluindo até feijoada para essa população.
Relação social e recomendaçõesTrabalhadores noturnos se divorciam mais dos que aqueles que têm jornada diurna. A dificuldade de conciliar seus horários com os da família, a necessidade de dormir de dia e a maior irritabilidade provocada pelo sono são alguns dos motivos. Esses profissionais têm problemas para desfrutar do lazer com a família e amigos e participar de atividades como cursos e ginástica, em função dos horários “desencontrados”.
Para evitar os problemas, médicos e pesquisadores aconselham o trabalhador que se queixa do sono a manter horários de dormir mais regulares. Também é importante que a empresa permita pequenos cochilos durante o horário de trabalho, quando possível. Quanto à dieta, deve-se planejar melhor o horário das refeições e a qualidade dos alimentos; problemas cardíacos podem ser evitados com a melhor qualidade de vida, relaxamento, prática de atividade física e maior exposição à luz natural.


 Fonte:Blog Brasil
As doenças mais comuns em pessoas que se submetem a estes tipos de trabalhos são:
• Apnéia do sono, insônia, estresse, depressão,síndrome do pânico,tendinite,dores musculares,atrofiamento dos músculos,problemas de coluna, problemas de visão,problemas nos ossos- a pessoa fica menos exposta ao sol, diminuindo a capacidade de absorção de cálcio dos ossos-,dificuldade de foco e concentração,diabete,obesidade, envelhecimento precece e tantos outros males.

As pessoas que entram no trabalho depois das 18 horas e só saem às 6 horas do dia seguinte devem procurar dormir pela manhã para repor o sono perdido escurecendo com cortinas e janelas o máximo que puder o ambiente que irá repor o sono para que o corpo possa produzir melatonina hormônio responsável pela adrenalina e o cortisol, mas não deixar de aproveitar o máximo que puder durante o dia até o horário de entrada consumindo alimentos naturais ricos em nutrientes saudáveis, mais do que nunca quem se submete ao trabalho noturno deve cuidar muito bem da alimentação, ingerir derivados do leite, qualquer tipo de laticínio, frutas cítricas, nozes, castanhas, gergelim, soja, vitamina C, evite alimentos gordurosos como frituras e evite também qualquer tipo de substancia à base de cafeína, para manter o organismo mais saudável pratique atividades físicas diariamente também, durante uma hora caminhada, corrida, natação, Yoga, Pilates, entre outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo!!! Obrigada por acessar este blog; sua presença é importante! O espaço é democrático e está aberto para todos, porém, sem ofensas!
ÀQUELE QUE TORNAR SEGUIDOR DESTE BLOG, DEIXAR O LINK DO SEU ESPAÇO NOS COMENTÁRIOS PARA QUE POSSIBILITE SEGUI-LO DE VOLTA!

Atenciosamente - Maria Adeladia (autora do blog)




Adeladia Lins - © 2011 (TODOS OS DIREITOS RESERVADOS)
Layout do blog desenvolvido por: Maycon Moreira Vieira (mayconmoreiravieira@gmail.com)