Painel | Minha conta | Ajuda | Sair

terça-feira, 27 de julho de 2010

O QUE É O ESTRESSE?


ESTRESSE:
As facilidades e a agitação da vida moderna troxeram consigo o estresse. O trânsito, a instabilidade no emprego, a violência, entre outros...,fazem com que recebemos doses diárias de estresse. Mas o estresse em si não é algo ruim, na verdade é uma importante resposta do organismo para a manutenção da vida. Temos que aprender a lidar com ele, não permitindo que o estresse traga consequências danosas para a nossa saúde.

O QUE É O ESTRESSE?
O estresse é uma resposta do organismo frente a perigo, que prepara o corpo para fugir ou lutar. Está presente nos animias com a finalidade de preservação da espécie,para fugir de um predador. Hoje, não necessitamos nos defender de predadores, mas há muitas outras coisas que disparam o gatilho do estresse, que poder ser internas ou externas, agudas ou crônicas. A externas incluem condições adversas( como a dor, frio ou calor excessivos) e situações psicologicamente estressantes (más condições de trabalho, problemas de relacionamento, insegurança,etc). Entre as internas estão também, as condições físicas (doenças em geral) e psicológicas.
O estresse agudo é uma reação a uma ameaça imediata, que pode ser qualquer situação que é experimentada como um perigo. Algumas pessoas, por exemplo, tem vedadeiro pavor de viajar de avião, e quando o fazem, apresentam um estresse passageiro. Na maioria dessas circunstâncias de estresse agudo, uma vez eliminado o fator estressante, a resposta do organismo se inativa e os níveis dos hormônios voltam ao normal.Porém, a vida moderna frequentemente nos expõe a situações cronicamente estressantes, e a resposta do organismo ao estresse não é suprimida. Dentre os fatores estresssantes crônicos, estão a pressão no trabalho, problemas de relacionamento, solidão, problemas financeiros e a insegurança.

EFEITOS BIOLÓGICOS
O estresse tem um importante papel no desempenho de atividades como competições esportivas, reuniões importantes, ou em situações de perigo, em que o estresse pode ser um alido importante proporcionando um aumento da capacidade físicak, raciocínio, memória e concentração através de alterações em todo o organismo.

ALGUNS DOS EFEITOS FÍSICOS
Aumento da pressão arterial;
Maior risco de derrame;
Maior susceptilidade a infecções;
Desordens alimentares, ganho ou perda excessiva de peso;
Dor de cabeça, do tipo tensional;
Insônia;
Redução do desejo sexual e impotência temporária nos homens;
Exacerbação da tensão pré-menstrual;
Diminuição da concentração, inibição do aprendizado e redução da memória;
Exacerbação de lesões de pele, como à acne.

COMO PODEMOS LIDAR COM O ESTRESSE:
Primeiramente, nenum método isolado é infalível; uma combinação de vários fatores é geralmente mais efetiva. Lembrando que, o que funciona para uma pessoa, não necessariamente funcionará pra outra. O estresse pode ser negativo ou positivo.Se o estresse for apropriado e controlado, melhora o interesse do indivíduo, e a falta do estresse pode levar ao tédio e depressão.

Um médico ou psicológico deve ser procurado quando forem identificadas condições físicas e psicológicas associadas ao estresse, como sintomas cardíacos, dor significativa, ansiedade, ou depressão.

Uma dieta saudável é essencial para qualquer programa de redução do estresse. A saúde em geral e a resistência ao extresse podem melhorar como uma dieta rica em cereais integrais, vegetais e frutas, e evitando o abuso álcool, cafeína e cigarro.
O exercício físico é uma ótima maneira de se distrair dos eventos estressantes. E o estresse lesa menos a saúde geral em pessoas fisicamente ativas. Uma atividade que proporciona prazer, como sugestões: ginásticas aeróbicas, natação, yoga e tai chi. Mas para iniciar, devagar e aumentando a intensidade e frequência gradualmente.

OUTRAS DICAS:
Ouvir músicas;
Gozar férias;
Se a fonte do estresse for em casa, ficar um tempo à toa
Fazer atividades interessantes;
Tempo para o lazer;
Criar um animal de estimação:faz bem termos um animal em casa,como:um papagaio, um
gato, cachorro...
Extraìdo:Equipe Editorial Bibliomed (pesq>internet)

2 comentários:

paulo luciano Sena disse...

simplesmente ótimo excelente

Maria Adeladia disse...

PAULO: Obrigada pela visita!

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo!!! Obrigada por acessar este blog; sua presença é importante! O espaço é democrático e está aberto para todos, porém, sem ofensas!
ÀQUELE QUE TORNAR SEGUIDOR DESTE BLOG, DEIXAR O LINK DO SEU ESPAÇO NOS COMENTÁRIOS PARA QUE POSSIBILITE SEGUI-LO DE VOLTA!

Atenciosamente - Maria Adeladia (autora do blog)




Adeladia Lins - © 2011 (TODOS OS DIREITOS RESERVADOS)
Layout do blog desenvolvido por: Maycon Moreira Vieira (mayconmoreiravieira@gmail.com)