Painel | Minha conta | Ajuda | Sair

domingo, 18 de julho de 2010

Depressão: A bile negra!

A "bile negra".
Anedonia. Palavra pouco conhecida e usada, é a mais adequada para designar um fenômeno que, se não é contemporâneo está cada dia mais em evidência. A etimologia é do grego hedoné que também deu origem a hedonismo ou prazer. Anedonia é a perda da capacidade de sentir prazer ou divertir-se com qualquer coisa. É exatamente o que acontece com as pessoas que têm depressão; fica-se como que anestesiado aos estímulos prazerosos.

Segundo as estatísticas, ela atinge cerca de 15 a 20% da população mundial, entre homens e mulheres, em qualquer faixa etária. Contudo, as mulheres são mais afetadas, talvez por ser o sexo feminino, mais ligado ao setor emocional!

A depressão é um estado interior...mental; em alguns casos, pode ser genético, ou desenvolvida com bases em acontecimentos da vida de uma pessoa. Pode ser MUITO OU MENOS GRAVE de uma pessoa para outra! Sua maior característica é afetar o humor da sua vítima, deixando-a em um estado de grande tristeza. Sem vontade de fazer nada!

O desenvolvimento do transtorno depressivo é possível acontecer em qualquer período da vida; e não há dados precisos de qual causa especificamente, e quando iniciou-se, mas, podem ser vários problemas, tais como: estresse, forma de vida, morte, crise conjugal, de idade, familiar, profissional, dentre outros!

O diagnóstico é o sofrimento intenso! É importante saber como a pessoa está se sentindo, o por quê de seu comportamento, andamento em suas atividades de casa, higiene pessoal, sua rede social, profissional. È necessário as pessoas conviventes com vítimas do transtorno, promover diálogos construtivos... e,segundo a intensidade da doença, orientá-la a procurar ajuda médica com profissionais qualificados!

As sensações do deprimido é de muito sofrimento! O paciente não têm vontade de praticar ação alguma! sentem-se culpados! Fracassados! Incapazes! Sem esperanças! Podem engordar ou emagrecer em demasia. Se a depressão fôr em alto grau, a pessoa afetada terá: PENSAMENTOS NEGATIVOS, como:MORTE...SUICÍDIO! O depressivo fica numa
situação DESEQUILIBRADA! Com forte intuito de COMETER O SUICIDIO! Ou até mesmo, é possível chagar à LOUCURA!

Mesmo a depressão em alto grau, há cura completa, se tratada adequadamente!Porém, a vítima terá que desejar realmente o tratamento e subsequentemente, a cura!

Os medicamentos são os antidepressivos, não causando a dependência, ou outros, contudo, obrigatoriedade o acompanhamento médico!
 

Os sintomas corporais mais comuns são sensação de desconforto no batimento cardíaco, constipação, dores de cabeça, dificuldades digestivas. Períodos de melhoria e piora são comuns, o que cria a falsa impressão de que se está melhorando sozinho quando durante alguns dias o paciente sente-se bem. Geralmente tudo se passa gradualmente, não necessariamente com todos os sintomas simultâneos, aliás, é difícil ver todos os sintomas juntos. Até que se faça o diagnóstico praticamente todas as pessoas possuem explicações para o que está acontecendo com elas, julgando sempre ser um problema passageiro.

Outros sintomas que podem vir associados aos sintomas centrais são:
* Pessimismo
* Dificuldade de tomar decisões
* Dificuldade para começar a fazer suas tarefas
* Irritabilidade ou impaciência
* Inquietação
* Achar que não vale a pena viver; desejo de morrer
* Chorar à-toa
* Dificuldade para chorar
* Sensação de que nunca vai melhorar, desesperança...
* Dificuldade de terminar as coisas que começou
* Sentimento de pena de si mesmo
* Persistência de pensamentos negativos
* Queixas freqüentes
* Sentimentos de culpa injustificáveis
* Boca ressecada, constipação, perda de peso e apetite, insônia, perda do desejo sexual.

Diferentes tipo de depressão:
Basicamente existem as depressões monopolares (este não é um termo usado oficialmente) e a depressão bipolar (este termo é oficial). O transtorno afetivo bipolar se caracteriza pela alternância de fases deprimidas com maníacas, de exaltação, alegria ou irritação do humor. A depressão monopolar só tem fases depressivas.

A identificação da depressão:
Para afirmarmos que o paciente está deprimido temos que afirmar que ele sente-se triste a maior parte do dia quase todos os dias, não tem tanto prazer ou interesse pelas atividades que apreciava, não consegue ficar parado e pelo contrário movimenta-se mais lentamente que o habitual. Passa a ter sentimentos inapropriados de desesperança desprezando-se como pessoa e até mesmo se culpando pela doença ou pelo problema dos outros, sentindo-se um peso morto na família. Com isso, apesar de ser uma doença potencialmente fatal, surgem pensamentos de suicídio. Esse quadro deve durar pelo menos duas semanas para que possamos dizer que o paciente está deprimido.


Ref. Bibliograf: Liv 01 Liv 19 Liv 03 Liv 17 Liv 13 Eur. Psychiatry 2001; 16: 327-335
Relapse and Recurrence Prevention in Major Depression


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo!!! Obrigada por acessar este blog; sua presença é importante! O espaço é democrático e está aberto para todos, porém, sem ofensas!
ÀQUELE QUE TORNAR SEGUIDOR DESTE BLOG, DEIXAR O LINK DO SEU ESPAÇO NOS COMENTÁRIOS PARA QUE POSSIBILITE SEGUI-LO DE VOLTA!

Atenciosamente - Maria Adeladia (autora do blog)




Adeladia Lins - © 2011 (TODOS OS DIREITOS RESERVADOS)
Layout do blog desenvolvido por: Maycon Moreira Vieira (mayconmoreiravieira@gmail.com)