Painel | Minha conta | Ajuda | Sair

sábado, 25 de junho de 2011

Assédio moral e assédio sexual

Fonte: Livro "Assédio Moral:Tirania no Ambiente de trabalho", autor: dr.Sandro Moraes.
Primeiramente cumpre ressaltar que o assédio moral é uma agressão psíquica, dirigida a uma vítima que tem seu psiquismo alterado de forma duradoura. Não é um fenômeno que ocorre somente no ambiente de trabalho, mas consiste em um processo de destruição moral que pode correr também no ambiente familiar.
O assédio moral é mais etéreo e difícil de caracterizar do que o assédio sexual.

Muitas vezes, o assédio moral também funciona como um componente do assédio sexual, seja utilizado-se de meios para coagir à vítima a ceder às chantagens do agressor, seja como ferramenta de represália caso não se submeta.
No assédio moral, o agente objetiva eliminar a autodeterminação do funcionário no trabalho ou degradar suas condições pessoais, ocasionando efeitos prejudiciais à integridade psíquica e física do trabalhador. No assédio sexual almeja-se a obtenção de favores sexuais.
Ambos assédio, são manifestações de violência contra o trabalhador, seja este do sexo feminino ou masculino.

Todo cidadão têm o direito de ser respeitado! Assim como tem-se os "deveres", os "direitos" também devem ser praticados. A dignidade é um dos maiores patrimônios que um ser humano pode possuir. Existem tantos casos nos ambientes de trabalho, e muitas das vítimas são assediadas  moralmente ou sexualmente, e não sabem que são, talvez  por falta de conhecimento!  

Aditadura ainda existe no nosso país! Isso é um crime contra a integridade psicológica do ser humano. Pode-se considerar como "tortura".

Infelizmente o assédio moral como o sexual são violências degradantes no ambiente de trabalho. Grande problema a título mundial!!!

Como denunciar:
Fonte:http://www.mundodastribos.com/como-denunciar-assedio-moral-no-trabalho.html
Procurar seu sindicato e relatar o assédio moral no trabalho acontecido para diretores e outras instancias como: médicos ou advogados do sindicato assim como: Ministério Público, Justiça do Trabalho, Comissão de Direitos Humanos e Conselho Regional de Medicina (ver Resolução do Conselho Federal de Medicina n.1488/98 sobre saúde do trabalhador).
•Recorrer ao Centro de Referencia em Saúde dos Trabalhadores e contar a humilhação sofrida ao médico, assistente social ou psicólogo.
•Buscar apoio junto a familiares, amigos e colegas, pois o afeto e a solidariedade são fundamentais para recuperação da auto-estima, dignidade, identidade e cidadania. Procure sempre a justiça para tentar encontrar um caminho para este problema e bola pra frente com a sua dignidade e moral preservada.

Serviço:Assédio Moral: Relação de Tirania no Ambiente de Trabalho
Dr. Sandro Moraes

Scortecci Editora
Assédio Moral
ISBN 978-85-366-1235-5
formato 14 x 21 - 144 páginas
1ª edição - 2008 
Mais informações:
Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Um comentário:

Jéssica Cavalcante disse...

Estou muito feliz por seus comentários no Espiritualidade e mensagens,pelo seu afeto e principalmente por sua amizade pois as maiores riquezas que nós seres humanos possuímos é deus,família e amigos e vc faz parte dessa minha riqueza.
Todos nós estamos a precisar do alimento espiritual pois como bem dizem deus nunca é demais em nossas vidas,afinal quem ñ gosta de receber amor,ñ é mesmo !
Obrigada por sua visita e amizade.
Saiba q sempre,q precisar pode contar comigo q eu estarei 100% apta para te auxiliar.
Q Deus te abençoe hoje e sempre,te guie,protege, ilumine,der muita paz e sabedoria a vc e sua família ! Amém.
beijokas no coração...
jessica

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo!!! Obrigada por acessar este blog; sua presença é importante! O espaço é democrático e está aberto para todos, porém, sem ofensas!
ÀQUELE QUE TORNAR SEGUIDOR DESTE BLOG, DEIXAR O LINK DO SEU ESPAÇO NOS COMENTÁRIOS PARA QUE POSSIBILITE SEGUI-LO DE VOLTA!

Atenciosamente - Maria Adeladia (autora do blog)




Adeladia Lins - © 2011 (TODOS OS DIREITOS RESERVADOS)
Layout do blog desenvolvido por: Maycon Moreira Vieira (mayconmoreiravieira@gmail.com)