Painel | Minha conta | Ajuda | Sair

sábado, 23 de abril de 2011

Ciúmes doentio!

Assim como a tristeza, a felicidade, o ciúme é um dos sentimentos mais comuns em toda historia de sobrevivência do homem na Terra, o ciúme pode sim se tornar uma doença o que não é comum, podemos dizer que todo mundo tem uma tendência para desenvolver certo grau de ciúmes por uma pessoa ou até mesmo por um objeto, sabe aquele zelo que maioria das pessoas tem por seus objetos como o carro, celular ou uma jóia enfim, são objetos importantes não por serem de valor, mas muitas vezes por terem uma relação sentimental a ele e quando alguém usa este objeto, é impossível não sentir ciúmes, as pessoas dizem como desculpa que é puro zelo, mas na verdade é o sentimento de posse que está ameaçado ocorrendo o ciúme. Os casos mais comuns de ciúmes estão envolvidos em relações afetivas, isso porque uma série de sentimentos está envolvida na relação, amor, carinho, confiança, respeito lealdade muitos outros, o ciúmes ocorre quando uma das pessoas se sente ameaçado, ou seja, sente que pode perder não apenas a pessoa em si, o corpo, mas todos os outros sentimentos que estão ligados a relação.
E não é apenas em uma relação afetiva entre homem e mulher o ciúme podem ocorrer entre irmãos, filhos e pais, pais e filhos, amigos e até seu cão pode sentir muito ciúme de você. Mas é preciso ficar atento as diversas reações e demonstrações de ciúmes, já que isso pode representar um sério problema, porque da mesma forma que o ciúme pode significar a importância que uma pessoa tem para outra e aumentar os pontos positivos do relacionamento, ele pode também acabar com uma relação. 

• A preocupação com pequenos detalhes como horários, regras, organização, ordens e ainda com o que será feito no restante do dia;
• As famosas “desculpas” que na verdade são explicações em formas de satisfação são inúteis, a pessoa que sofre com o ciúme doentio geralmente cria sua própria razão e nela acredita, ou seja seus pensamentos estão sempre certos e não aceita opiniões alheias;
• Apresenta inflexibilidade e rigidez em relação a ética e valores morais;
• E não é apenas em relação com a uma pessoa que o sentimento de posse e obsessão é apresentado, geralmente estas pessoas apresentam também dificuldade em se desfazer, emprestar ou estar longe de objetos pessoais ou não, mas que o pertencem;
• A teimosia é um dos principais sintomas;
• Os pensamentos de posse e controle tomam praticamente o tempo todo desta pessoa, seja no trabalho, na academia, durante o almoço enfim tudo que está incluído em sua rotina está ligado aos pensamentos de obsessão.

O ciúme doentio ou patológico como também é chamado tem tratamento e cura, requer a análise de psicanalistas e até a terapia para casais é recomendada, em alguns casos é diagnosticados distúrbios como o TOC entre outros, por isso repare e observe os sintomas e como você está demonstrando o ciúme por alguém, controlando o ciúme pode ter muitos pontos positivos em sua relação. 
Fonte:www.blogbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo!!! Obrigada por acessar este blog; sua presença é importante! O espaço é democrático e está aberto para todos, porém, sem ofensas!
ÀQUELE QUE TORNAR SEGUIDOR DESTE BLOG, DEIXAR O LINK DO SEU ESPAÇO NOS COMENTÁRIOS PARA QUE POSSIBILITE SEGUI-LO DE VOLTA!

Atenciosamente - Maria Adeladia (autora do blog)




Adeladia Lins - © 2011 (TODOS OS DIREITOS RESERVADOS)
Layout do blog desenvolvido por: Maycon Moreira Vieira (mayconmoreiravieira@gmail.com)