Painel | Minha conta | Ajuda | Sair

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Limão: Benefícios à nossa saude!

Sendo o limão uma fruta originária do sudeste da Ásia, é considerado também como uma fruta de muitas utilidades em diversas finalidades tanto alimentícia, fins domésticos, medicinal entre  outros, existem mais de 50 variedade de limão entre eles o siciliano, galego, Lisboa, Eureka, Lunário e Taiti. 

Esta fruta possui muitos benefícios a saúde, é conhecido pelo sabor “azedo” muito usado para fazer sucos, preparo de alimentos como tempero, utilizado também em doces e bebidas, o limão possui muitas propriedades nutricionais é rico em vitamina C, sais minerais, combate e previne várias doenças, além de garantir mais saúde ao organismo.

Um alimento que tem o poder curativo auxilia nos processos de perda de peso, reduz a ansiedade, controla o colesterol, previne o envelhecimento precoce, melhora os ânimos, combate os radicais livres, previne doenças como resfriados e gripes, possui cálcio, carboidratos, proteínas, vitamina B2, fósforo, é utilizado em tratamentos de aromaterapia, florais, combate o cansaço, melhora o bem estar, possui baixo teor de calorias, estimula a digestão, é laxante natural, combate a asma, dor de dente, amigdalite, aftas, faringite, azia, diarréia, colesterol, mau hálito, reumatismo, febre, soluço, náusea, o limão ainda reforça o sistema imunológico, ajuda na regeneração das células e tecidos inflamados e pode prevenir o câncer.

É considerado um antiséptico natural, o consumo da fruta de diversas formas pode ajudar no processo de cicatrização de ferimento, ainda tem o poder de matar as possíveis bactérias encontradas, o limão auxilia tratamentos de acne também, é ideal para remoção de sardas, cravos e até as rugas, ele pode ser aplicado no cabelo para combater a oleosidade, caspas e ainda nutrir os cabelos.

Qualquer tipo de limão pode ser consumido no dia a dia, porém assim como diversas outras coisas em excesso podem causar algum dano à saúde o limão não é diferente, ele pode desgastar o esmalte dos dentes por ser uma fruta altamente cítrica, causar irritações no estomago e ainda causar até aftas na boca, o manuseio da fruta pode causar alguns danos, se não lavar a mão e as partes do corpo que tiveram contato com o sumo, que se exposto ao sol e a outras substancias pode causar manchas. 

É uma ótima opção para se refrescar nos dias mais quentes, é um dos sucos considerados mais refrescantes, além dos sorvetes que contem limão, aproveite esta fruta e todas suas possibilidades de consumo, vale à pena utilizar dos benefícios que ele fornece e ainda agradar o paladar.

Muita moderação, você pode incluir no seu cardápio diário o limão em diferentes receitas, na salada, no suco, no preparo de carnes, na salada de frutas, na sobremesa, no sorvete entre outros.

Assim como o abacaxi, o limão pode causar alergias e reações por ser uma fruta cítrica de gosto marcante e forte, por isso se houver sintomas logo após o consumo da fruta seja da maneira que for procure atendimento médico para esclarecer maiores dúvidas, desta maneira você poderá consumir o limão da maneira que preferir sem ter problemas.
Artigos relacionados
 Fonte:www.blogbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo!!! Obrigada por acessar este blog; sua presença é importante! O espaço é democrático e está aberto para todos, porém, sem ofensas!
ÀQUELE QUE TORNAR SEGUIDOR DESTE BLOG, DEIXAR O LINK DO SEU ESPAÇO NOS COMENTÁRIOS PARA QUE POSSIBILITE SEGUI-LO DE VOLTA!

Atenciosamente - Maria Adeladia (autora do blog)




Adeladia Lins - © 2011 (TODOS OS DIREITOS RESERVADOS)
Layout do blog desenvolvido por: Maycon Moreira Vieira (mayconmoreiravieira@gmail.com)