Painel | Minha conta | Ajuda | Sair

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Novo exame de sangue detecta células cancerosas!

Fonte:www.estadao.com.br

04_01_2011 Novo exame de sangue detecta e captura células cancerígenas.jpg
Novo teste sanguíneo desenvolvido por cientistas de Boston identifica células cancerígenas entre bilhões de sadias
 / AP

Exame de sangue detecta uma única célula cancerosa. Teste pode capturar células dispersas no sangue, funcionando como uma 'biópsia líquida'

Cientistas dos Estados Unidos desenvolveram um teste sanguíneo que pode identificar uma única célula cancerosa entre milhares de saudáveis e que, em breve, estará disponível nos consultórios médicos.
Os desenvolvedores do exame anunciam nesta segunda-feira, 3, uma parceria com a gigante da saúde Johnson & Johnson para levar a invenção ao mercado. Quatro grandes centros de tratamento do câncer já começam neste ano estudos usando o teste de forma experimental.
Células cancerosas dispersas no sangue significam que o tumor se espalhou ou poderá se espalhar para outras partes do corpo, acreditam muitos médicos. O teste pode capturar essas células com potencial para se transformar em muitos tipos de câncer, especialmente de mama, próstata, cólon e pulmão. 

Inicialmente, os médicos querem usar o exame para tentar prever quais tratamentos serão melhores para o tumor de cada paciente e descobrir mais rapidamente se eles estão funcionando.
"É como uma biópsia líquida" que evita a remoção dolorosa de tecido de amostra e pode ser uma maneira melhor de monitorar pacientes do que as tomografias periódicas, disse o Dr. Daniel Haber, chefe do Hospital Massachusetts General e um dos inventores do exame. 

"Há muito potencial aqui e é por isso que há muita animação", disse Dr. Mark Kris, chefe de tratamento do câncer de pulmão no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center em Nova York.

O exame é capaz de identificar uma célula cancerosa entre um bilhão ou mais de células saudáveis, disse Mehmet Toner, da Universidade de Harvard, que ajudou a desenvolver o teste.   

Conheça o Centro de Oncologia
e Hematologia do Einstein! Confira.

 

 Coloquem seus comentários.

 

 

2 comentários:

Preguiça alheia disse...

Precisando doar sangue.. tempo q nao faco isso!!

Antigamente era no minimo duas vezes por ano.

Maria Adeladia disse...

È um gesto de humanismo, caro Preguiça Alheia!
Obrigada pelo comentário.

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo!!! Obrigada por acessar este blog; sua presença é importante! O espaço é democrático e está aberto para todos, porém, sem ofensas!
ÀQUELE QUE TORNAR SEGUIDOR DESTE BLOG, DEIXAR O LINK DO SEU ESPAÇO NOS COMENTÁRIOS PARA QUE POSSIBILITE SEGUI-LO DE VOLTA!

Atenciosamente - Maria Adeladia (autora do blog)




Adeladia Lins - © 2011 (TODOS OS DIREITOS RESERVADOS)
Layout do blog desenvolvido por: Maycon Moreira Vieira (mayconmoreiravieira@gmail.com)