Painel | Minha conta | Ajuda | Sair

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Festas de Janeiro - 2011 em Ouricuri-PE

São Sebastião:Padroeiro de Ouricuri
No mês de janeiro de todos os anos, é comemorado uma grande festa na cidade de Ouricuri, sertão de pernambuco, em homenagem ao padroeiro do município, São Sebastião, festas  popularmente chamadas de "festas de janeiro"; onde são divididas pelos eventos religiosos e sociais; os religiosos, são as novenas, nos dias 10 a 20 do mês, e o social, entre dias 26 a 30 de janeiro, neste ano de 2011.

Antigamente, iniciavam-se juntas, as novenas com as festas sociais,  entre os dias 10 a 20, porém, por força maior da igreja católica, as festas foram prorrogadas para dias posteriores às novenas, acontecendo nos dias 26 a 30, conforme citadas acima. As justificativas da igreja católica na divisão do "religioso com o social", deu-se que as festas atrapalhavam o "momento religioso"! 

Assim sendo, as festas de São Sebastião é um dos eventos mais importantes de Ouricuri. As festas sociais são repletas de bandas de forró, barracas com bebida, alimentação, parque de diversões! Têm um pouco de tudo! É um evento que traz recursos para a cidade. Muitas pessoas de outras localidades, vêm somente para curtirem as festas! 
Essa festas trazem recursos para o município, porém, trazem também, custos, porque as pessoas se preocupam com a compra de roupas novas...no embelezamento de modo geral, e os gastos com bebida, alimentos...etc!
Fonte:www.ouricuri.gov.pe.br  
 Data da Realização 
Religiosa 10 A 20 DE JANEIRO DE 2011
                      ( IGREJA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO)
Evento religioso

Social – 25 A 30 DE JANEIRO DE 2011
(Pátio de Eventos Praça Voluntários da Pátria – Ouricuri PE).
Serão 20 atrações. Abaixo, as principais bandas:
Evento Social (foto:www.jornalosertanejo.com.br)
Bandas Aviões do Forró, Garota Safada, Moleca Sem Vergonha e Solteirões do Forró, além dos cantores Reginaldo Rossi e José Augusto. Outra grande atração da festa e uma das mais esperadas é a banda baiana Chicabana e o trio elétrico (o último, geralmente todo ano têm).
O evento social é uma grande diversão para a juventude ouricuriense. 
As festas são promovidas pela coordenação de cultura da Prefeitura Municipal de Ouricuri.
Coloquem seus comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo!!! Obrigada por acessar este blog; sua presença é importante! O espaço é democrático e está aberto para todos, porém, sem ofensas!
ÀQUELE QUE TORNAR SEGUIDOR DESTE BLOG, DEIXAR O LINK DO SEU ESPAÇO NOS COMENTÁRIOS PARA QUE POSSIBILITE SEGUI-LO DE VOLTA!

Atenciosamente - Maria Adeladia (autora do blog)




Adeladia Lins - © 2011 (TODOS OS DIREITOS RESERVADOS)
Layout do blog desenvolvido por: Maycon Moreira Vieira (mayconmoreiravieira@gmail.com)