Painel | Minha conta | Ajuda | Sair

domingo, 19 de dezembro de 2010

Ouricuri-PE: Primeiros professores e fatos importantes


Escola Estadual São Sebastião
Fonte: Lvro “Ouricuri:História e Genealogia, Raul  Aquino, 1982”.
O setor educacional caminhava com morosidade aqui, por falta de professoras  diplomadas.Os educandários que formavam esses profissionais ficavam distantes daqui. O que dificultava a existência deles. Na década de 1880 viera do Recife o professor Carlos Adolfo de Avelar Alchorne para ensinar latim aos meninos da vila. 

Os primeiros professores oficiais de Ouricuri foram o coronel Tomaz Pedro de Aquino, para alunos do sexo masculino e a professora Maria Felícia de Castro e Silva, casada com Ricardo Pedro da Silva, lecionava para meninas. Ambos foram educados da Paraíba, de onde vieram.
A viagem era feita a cavalo pelos caminhos de boiada, por lugares onde havia água permanente.

No século passado, na falta de professor titular, eram criados cursos de alfabetização, correspondentes ao curso primário, através de pessoas da localidade, mantidos pelo Estado, município ou escolas particulares como era o caso da professora Luisa Aquino que lecionava numa sala de sua residência. Para o curso ginasial, eram utilizados os educandários  de Pesqueira e Crato.
Fatos:
Em 1917, o Dr. José Tomaz de Medeiros  Correia  ao receber na Secretaria  do Interior e Justiça  o título de nomeação de promotor da Comarca de Ouricuri, foi alvo de atenção dos servidores da Secretaria , admirados de um bacharel  ter coragem de ir trabalhar numa região infestada de cangaceiros  e do grupo de Lampião. Ouricuri  entretanto, sempre foi uma localidade pacífica e hospitaleira.  Lampião,  nunca por aqui passou.
A educação atual melhorou, além da existências das escolas municipais, estaduais, há também no município, boas escolas particulares. Além de cursos superiores.



2 comentários:

Anônimo disse...

Sou diretora de uma escola municipal em Petrópolis RJ e necessito do telefone da E.M. Moisés Mendes da Costa, pois recebemos 3 alunas dessa escola e precisamos entrar em contato com a direção. Obrigada.
Flavia Bordeira (telefone: 24 22465708)

Maria Adeladia disse...

Prezada senhora Flávia Bordeira, o telefone da escola Moysés Mendes é 87-3874-2438, a diretora é Fabíola. Quaisquer dúvidas entrar em contato.
Abraços e obrigada pela visita.

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo!!! Obrigada por acessar este blog; sua presença é importante! O espaço é democrático e está aberto para todos, porém, sem ofensas!
ÀQUELE QUE TORNAR SEGUIDOR DESTE BLOG, DEIXAR O LINK DO SEU ESPAÇO NOS COMENTÁRIOS PARA QUE POSSIBILITE SEGUI-LO DE VOLTA!

Atenciosamente - Maria Adeladia (autora do blog)




Adeladia Lins - © 2011 (TODOS OS DIREITOS RESERVADOS)
Layout do blog desenvolvido por: Maycon Moreira Vieira (mayconmoreiravieira@gmail.com)