Painel | Minha conta | Ajuda | Sair

domingo, 19 de dezembro de 2010

Ouricuri-PE: Deputado Felipe Coêlho



Fonte: Lvro “Ouricuri:História e Genealogia, Raul  Aquino, 1982”.
    Escola Estadual São Sebastião
O deputado Felipe Coelho, com o apoio do governador  Cid Sampaio, consegue de imediato fundar o Ginásio São Sebastião e construir seu prédio sob o patrocínio da Prefeitura. Foi diretor deste ginásio o professor Joaquim de Castro, formado em Direito.

Posteriormente a Prefeitura faz doação deste estabelecimento de ensino à Fundação de Assistência Social do Araripe FASA – dirigida pelo promotor de justiça Adelgício de Aquino Silva que também assume a direção do Ginásio e funda a Escola Normal, um curso anexo e depois entrega à administração estadual com o nome de Colégio Estadual São Sebastião, e o curso anexo torna-se independente com a designação de Escola Normal São Sebastião.

A atual Escola Fernando Bezerra, foi inicialmente Escola Artesanal, depois Ginásio Industrial, constitui outro marco da atividade de Felipe Coêlho que juntamente com o Dr. Adelgício Aquino, criaram a FASA com a finalidade de levar a instrução primária a qualquer parte do município. Esta fundação nasceu de uma idéia do Dr.l Adelgício que a estruturou e Felipe atacou e deu condições para que ela progredisse, dispondo de escolas prímárias. Hoje, a Escola Fernando Bezerra é referência no município de Ouricuri, onde funciona o Ensino Médio Integral.

Felipe tem empenhou-se em dotar Ouricuri de melhoramentos vários que propiciam o desenvolvimento de sua terra natal, a construção de açude Tamboril para abastecimento público vem de um pedido seu em 1951 ao deputado federal de então, Dias Lins, empenhou-se na instalação das agências do Banco do Nordeste Brasileiro – BNB – e do Banco do Estado de Pernambuco – BANDEPE  (hoje, Banco Real e posteriormente, Banco Santander).

O BNB funciona há vários anos e a 22 de dezembro de 1977, inaugurou sua sede própria, um edifício amplo, de estilo arquitetônico moderno, com dois pavimentos, localizado ao centro da praça padre comendador Francisco Pedro da Silva. Ao ato da inauguração, estiveram presentes os senhores Nilson Holanda, presidente do Banco do Nordeste Brasileiro, deputado estadual João Falcão, Secretário da Agricultura, representando o governador do Estado, deputado Felipe Coêlho, José de Arimatéia, gerente da Agência local do BNB, Dr.Gilvan Coriolano da Silva, prefeito municipal, Dr. Bórgenes  Luna, diretor da casa de saúde João XXIII, padre Jesus Rosado Coêlho, vigário da paróquia e que deu bênção às instalações e de outras autoridades locais.

O BANDEPE (hoje, Banco Real, e posteriormente:Banco Santander) foi instalado em 1978 em prédio da Associação Rural de Ouricuri, onde funcionou o BNB.

A Associação Rural de Ouricuri é outro melhoramento da iniciativa de Felipe, assim como, do Serviço de Proteção Vegetal que inicialmente foi dirigida pelo agrônomo Maurílio Oliveira Antonimo, da Agência da Companhia de Armazéns Gerais do Estado de Pernambuco (CAGEP), da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância e da agência do Projeto Sertanejo.

Felipe Coêlho tem sido voz altaneira em socorro aos sertanejos nas épocas de estiagem criando condições que minoram o sofrimento de seu povo e por ser altivo e vibrante na defesa da região fisiográfica do Araripe, foi cognominado Tigre do Araripe, pela imprensa de Pernambuco.

Felipe Coêlho, nascido na cidade de Ouricuri a 6 de julho de 1924, filho do Coronel da Guarda Nacional Anísio Coêlho Rodrigues e de Rufina de matos Coêlho. Casado com Hildete Bezerra Coêlho, com os seguintes filhos: Edna, casada com o arquiteto Murilo Arruda; Anísio, casado com Ana Lúcia Costa Carvalho Coêlho; Maria de Fátima, Felipe José e Fernando Antonio Bezerra Coêlho.


3 comentários:

Anônimo disse...

A foto à cima refere-se a escola Fernando Bezerra e não a Escola Estadual São Sebastião.

Maria Adeladia disse...

Anônimo, isso mesmo, corresponde à escola Fernando Bezerra.
Obrigada pela observação. A correção será realizada.
Obrigada pela visita, comentário e volte sempre!

Maria Adeladia disse...

Imagem corrigida! Obrigada, caro anônimo!

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo!!! Obrigada por acessar este blog; sua presença é importante! O espaço é democrático e está aberto para todos, porém, sem ofensas!
ÀQUELE QUE TORNAR SEGUIDOR DESTE BLOG, DEIXAR O LINK DO SEU ESPAÇO NOS COMENTÁRIOS PARA QUE POSSIBILITE SEGUI-LO DE VOLTA!

Atenciosamente - Maria Adeladia (autora do blog)




Adeladia Lins - © 2011 (TODOS OS DIREITOS RESERVADOS)
Layout do blog desenvolvido por: Maycon Moreira Vieira (mayconmoreiravieira@gmail.com)