Painel | Minha conta | Ajuda | Sair

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Frei Damião:Missa em Ouricuri-PE


Hoje é dia da missa de Frei Damião!

Todo dia 30 de cada mês, aqui na cidade de Ouricuri, Sertão de Pernambuco, há a missa em memória à Frei Damião. Inicia-se  mais ou menos às 19:30h com término às 21:00h aproximadamente.

Na própria cidade, existe um local específico para a realização das suas missas. Onde foi criado uma estátua do padre, na praça de nome: Praça Frei Damião, na Av.Antonio Pedro da Silva (foto abaixo). Nesta data, são reunidos muitos fiéis, que participam da missa.
Praça Frei Damião-Ouricuri-PE
O povo nordestino têm uma grande devoção pelo padre. Dizem que ele operou dezenas de milagres em peregrinação no Nordeste Brasileiro.

Um pouco da sua biografia:
Fonte:www.minhaprece.com
Frei Damião, nasceu em Bozzano, norte da Itália, no dia 05 de Novembro de 1898, filho de camponeses, seu nome de batismo é Pio Giannotti. Começou sua formação religiosa aos 12 anos, quando foi estudar num colégio de padres. O sonho de ordenar-se sacerdote foi adiado, com a eclosão da Primeira Guerra Mundial. Aos 19 anos foi prestar serviço militar no Exército italiano, onde ficou até aos 22 anos, participando inclusive da Guerra.

Voltou para o seminário e ordenou-se padre aos 23 anos, dois anos mais tarde, diplomou-se em Teologia Dogmática, Filosofia e Direito Canônico pela Universidade Gregoriana. Antes de ir para o , lecionou e dirigiu por cinco anos vários conventos.

Pertencente à Ordem dos Capuchinhos, em 1931 recebeu a tarefa de ir para o Brasil. Ao chegar, Frei Damião foi para o Convento de São Félix (Recife-PE), que acabara de ser construído e onde viveu até a sua morte.

Apesar de possuir um carregado sotaque, muitas vezes não era compreendido, Frei Damião conquistou a simpatia dos mais pobres. Acompanhado de outro frade, Fernando Rossi, organizou missões que percorreram quase todas as cidades do Nordeste. Costumava chegar à localidade escolhida às segundas-feiras no final da tarde. Às quatro da manhã de terça-feira, ainda na escuridão, a multidão já se comprimia para ver a procissão.
A primeira missa era celebrada às cinco. Uma hora mais tarde ele iniciava a sua pregação. Eis uma sintese do seu pensamento: “No inferno o calor é bilhões de vezes pior que no Nordeste. As labaredas sobem e queimam sem parar o  corpo dos adúlteros, das prostitutas, dos afeminados e dos criminosos”, dizia com a voz rouca, quase inaudível. O dia continuava com outras missas, a reza do terço e as confissões, que duravam até a meia-noite.

Para o povo nordestino, a santidade de Frei Damião era provada por seus milagres, nunca reconhecidos pela Igreja Católica. Frei Damião era considerado sucessor de outro grande “santo brasileiro”: Padre Cícero.


Em 1991, o Instituto de Teologia  do Recife catalogou 80 relatos de milagres que lhe foram atribuídos.

Desde 1993 a saúde de Frei Damião, que tinha problemas respiratórios, começou a ficar mais debilitada, o que o levou a diversas hospitalizações até à sua morte, no dia 27 de maio de 1997 com 98 anos, depois de ter dedicado 76 anos de sua vida a perigrinar pelas regiões mais pobres do Nordeste. O seu sepultamento foi no Convento dos Capuchinhos, no bairro de Pina, em Recife. Em  2002, ao completar cinco anos de sua morte, o Vaticano deu início ao processo de sua canonização.
Frei Damião era devoto de Nossa Senhora das Graças.

Coloquem seus comentários.











4 comentários:

Anjo Sedutor disse...

Maria!

Anjinho meu!
Vim desejar um Feliz 2011!
Que todos os anjos se reúnam
e te ajudem a realizar os teus sonhos!
Esteja comigo no Ano Novo!
Estarei sempre contigo.
Mesmo enquanto estiveres dormindo,
estarei zelando por ti.
Agradeço a tua atenção, teu carinho e compreensão comigo!
Meu carinho,
ANJO SEDUTOR

Maria Adeladia disse...

Faço das suas palavras, as minhas!

Feliz Ano Novo à vc tb!

Abraços e obrigada pelo comentário.

Anselmo disse...

Meu avô era devoto de Frei Damião.

PS:
Citei o seu blog no último artigo do Aleatorium.
Abs. o/

Maria Adeladia disse...

Que bom! Eu vi Frei Damião, aqui na minha cidade, quando era criança, na década de 80! Ele assemelhava-se a um santo!
Transmitia uma energia....forte! Abençoada!

Aqui na minha cidade,no nordeste...nas regiões que conheço, as pessoas acreditam que ele ordenou-se santo, após sua morte.

Obrigada pelo comentário e divulgar meu blog!

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo!!! Obrigada por acessar este blog; sua presença é importante! O espaço é democrático e está aberto para todos, porém, sem ofensas!
ÀQUELE QUE TORNAR SEGUIDOR DESTE BLOG, DEIXAR O LINK DO SEU ESPAÇO NOS COMENTÁRIOS PARA QUE POSSIBILITE SEGUI-LO DE VOLTA!

Atenciosamente - Maria Adeladia (autora do blog)




Adeladia Lins - © 2011 (TODOS OS DIREITOS RESERVADOS)
Layout do blog desenvolvido por: Maycon Moreira Vieira (mayconmoreiravieira@gmail.com)