Painel | Minha conta | Ajuda | Sair

domingo, 28 de novembro de 2010

Ouricuri:1ª Chefia política:Pe.Comend.Francisco Pedro da Silva


Fonte:Lvro:Ouricuri:História e Genealogia,Raul Aquino, 1982.
Fundador da cidade de Ouricuri
A 5 de abril de 1842 lhe é apresentado pela diocese de Olinda para cooperar nos trabalhos do Sertão, o recém-ordenado padre Francisco Pedro da Silva, 22 anos de idade, idealista, sertanejo de Souza, Paraíba, que vai iniciar o capítulo mais importante na formação do povoado, na criação da freguesia, o vulto mais expressivo na organização deste município, enfim o fundador da cidade de Ouricuri.
Era alto, estatura longilínea, olhos azuis, calmo e ponderado nas suas atitudes. Expressava-se com facilidade e cortesia, seguro e elegante nas discussões e pregações religiosas.
Liderou sua paróquia, aos 90 anos encontrava-se sadio e lúcido, sendo um conselheiro familiar e à noite de 7 de outubro de 1910, apenas queixando-se de pequena perturbação gástrica, teve uma síncope e faleceu. Sua morte trouxe consternação geral do município e seu sepultamento na Igreja Matriz, por ele construída, teve a presença dos seus paroquianos que muito o estimavam, sendo celebrado de suas exéquias, o padre Medeiros, da paróquia de Exú.
Seus restos mortais constam abrigados na Igreja Matriz. Seus sucessores, os senhores Antônio Pedro da Silva e Anísio Coêlho Rodrigues que formaram a linha de frente da oposição a Honorato Marinho Falcão, elevado a categoria de representante do município.
Em 1865, após 18 anos, termina a construção da igreja , que contém em seu frontispício em alto relevo: iniciada em 1847 e concluída em 1865. Templo
Conforme a administração do Sr.Padre Francisco Pedro da Silva, sua organização política:
1844, pela sua sugestão, é criada a freguesia de São Sebastião de Ouricuri, desmembrada de Exú.
1847, Início da construção da Igreja Matriz, concluída em 1865.
1849, Do seu empenho é transferida para a povoação de Ouricuri, o termo de Exú.
1850, Consegue transferência da comarca da Boa Vista, atualmente Maria da Boa Vista, para a povoação de Ouricuri, até 1864, quando volta Boa Vista a gozar as prerrogativas de sede da comarca.
1865, Envia pessoal para o 7º Batalhão de Voluntários da Pátria a fim de combater na Guerra do Paraguai.
1872, Pela Lei Provincial 1057 de 7 de julho de 1872 é criada a comarca de Ouricuri cuja instalação é procedida no ano seguinte pelo seu primeiro juiz de direito, Dr. Manoel Caldas Barreto.
E finalmente, em 1892, quando de conformidade com a Lei Orgânica dos Municípios, torna-se Ouricuri município autônomo, instalado-se no ano seguinte sua primeira administração municipal tendo como prefeito o tenente-coronel da Guarda Nacional, Elias Gomes de Souza, como vice-prefeito Antônio Marinho Falcão (o velho) e presidente do Conselho, Tomaz Pedro de Aquino.
Estava assim o município de Ouricuri, politicamente emancipado e apenas permanecia sua sede na qualidade de vila em face das exigências da lei, isto é, população mínima de 15 mil habitantes, inferiores possibilidades econômicas para sua manutenção administrativa e um conselho municipal, com apenas, 5 membros.
Primeiros veículos:
No dia 8 de dezembro de 1923, chega a Ouricuri, o primeiro automóvel, proprietário: o fiscal de consumo Dr. Aureliano da Silveira. O segundo automóvel pertenceu ao cidadão Sr. Alcides Malaquias, apareceu aqui, em maio de 1924.

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá. Você sabe dizer a que partido pertencia o padre Francisco Pedro da Silva , se ao liberal ou conservador ? Grata.

Maria Adeladia disse...

ANÔNIMA:Não tenho esta informação!Abraços e obrigada pela visita.

Anônimo disse...

O padre era do Partido Liberal.

Anônimo disse...

O padre era do Partido Liberal.

Maria Adeladia disse...

ANÔNIMO:Obrigada pela visita.Abraços e volte sempre!

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo!!! Obrigada por acessar este blog; sua presença é importante! O espaço é democrático e está aberto para todos, porém, sem ofensas!
ÀQUELE QUE TORNAR SEGUIDOR DESTE BLOG, DEIXAR O LINK DO SEU ESPAÇO NOS COMENTÁRIOS PARA QUE POSSIBILITE SEGUI-LO DE VOLTA!

Atenciosamente - Maria Adeladia (autora do blog)




Adeladia Lins - © 2011 (TODOS OS DIREITOS RESERVADOS)
Layout do blog desenvolvido por: Maycon Moreira Vieira (mayconmoreiravieira@gmail.com)