Painel | Minha conta | Ajuda | Sair

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Dia do Compositor:07.10


Homenageando o dia do compositor, escrevo em meu blog, um pouco sobre o artista de grande destaque no nosso mundo artístico!

Imaginem àquele artista que compõem uma multiplicidade de músicas...que nos leva a
universos tão sonhados....às sensações mais apaixonantes... relaxantes....! A um mundo mágico, ou.....a momento de reflexão....tristeza....dor! Mas que, faz-nos sonhar, pensar mais sobre o sentido da vida!
Ouvir música no trabalho, numa boate, em barzinhos, numa roda de amigos ...relaxa nosso espírito, nossos músculos, nosso corpo; faz-nos mais estimulados ao trabalho, ao diálogo, à diversão, com mais entusiasmo e inspiração, fazendo-nos produzir mais, com amor e dedicação, tranzendo-nos alegria e vontade de viver!


Na minha opinião, a música é uma bênção nostálgica e deliciosa!
Tornando nossos momentos mais satisfatórios! Ela traz-nos também, a inspiração....e isso é magnífico! Tudo isso, graças ao nosso COMPOSITOR! Pois sem esse ARTISTA, o MUNDO seria MONÓTONO! SEM VIDA! SEM GRAÇA! SEM DANÇA! SEM ALEGRIA...SEM SABOR.....!!!!

O compositor é, deste modo, um repositório do seu universo sócio-cultural. Não apenas um reflexo, mas, sobretudo, um co-partícipe. Seja vislumbre, seja intenção, a sua arte antecipa os rumos da sociedade à qual pertence.
Nesse sentido, a música é uma filosofia; é uma linguagem subjetiva e profunda.
Paul Hindemith a ela se refere sabiamente afirmando: "... além de todo o conhecimento racional e de toda a experiência manual, existe uma visionária região de irracionalidade onde moram os supremos segredos da arte..."

Sejam quais forem os aspectos da música, ela é sempre manipuladora das mais íntimas sensações - individuais ou coletivas - e de todo o mecan
ismo das emoções. Nesse sentido, o compositor avoca uma posição de responsabilidade: a sua música tem o poder de despertar e canalizar energias.

A música eleva, inspira, comove; mas pode, inversamente, deprimir, agitar, conturbar.

Cabe ao compositor traçar caminhos. Sua meta mais sublime será a de despertar os mais nobres sentimentos, depurar as energias humanas, infundir o aprimoramento de seus semelhantes.

A música foi uma área contemplada por inúmeros compositores talentosos, cujas obras perpassaram os anos (e séculos) para se tornarem referência no cenário mundial.

Considerado, ainda em vida, o maior compositor das Américas, Heitor Villa-Lobos compôs cerca de 1.000 obras e sua importância reside, entre outros aspectos, no fato de ter reformulado o conceito de nacionalismo musical, tornando-se seu maior expoente. Foi, também, através de Villa-Lobos que a música brasileira se fez representar em outros países, culminando por se universalizar.

Villa-Lobos fundou, em 1945, a Academia Brasileira de Música, que pretendia reunir os nomes mais ilustres de nossa música em prol da cultura e da educação musical do país. O grande compositor carioca, primeiro presidente da Academia, deixou, em testamento, metade de seus direitos autorais para serem aplicados pela instituição na difusão de sua obra, dos demais acadêmicos e da música brasileira em geral.

Seria impossível citar nomes de compositores brasileiros famosos sem cometer a injustiça de omitir alguns, já que são muitos os talentos despertados pelo país. Dentre os mais conhecidos estão Adoniran Barbosa, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Carlos Gomes, Chico Buarque, Ivan Lins, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo!!! Obrigada por acessar este blog; sua presença é importante! O espaço é democrático e está aberto para todos, porém, sem ofensas!
ÀQUELE QUE TORNAR SEGUIDOR DESTE BLOG, DEIXAR O LINK DO SEU ESPAÇO NOS COMENTÁRIOS PARA QUE POSSIBILITE SEGUI-LO DE VOLTA!

Atenciosamente - Maria Adeladia (autora do blog)




Adeladia Lins - © 2011 (TODOS OS DIREITOS RESERVADOS)
Layout do blog desenvolvido por: Maycon Moreira Vieira (mayconmoreiravieira@gmail.com)