Painel | Minha conta | Ajuda | Sair

domingo, 29 de janeiro de 2017

DOAÇÃO DE SANGUE E CAD.MEDULA ÓSSEA

Olá, meus amados!!

          Na postagem anterior, fiz comentários de que neste ano de 2017, desejava intensamente doar sangue, coisa que havia tentado uma única vez, em janeiro de 2013, ao qual foi recusado, devido a uma "anemia moderada." 
          Porém, após 4 anos, ainda estava receosa do meu sangue acusar novamente "anemia" e ser recusado. Mesmo assim, segui em frente, esperançosa de conseguir êxito! Foi então que, consegui fazer a doação! Louvável! 
          A sensação é maravilhosa! Contribuir na salvação de vidas é uma bênção!
         Cadastrei-me também como "doadora de medula óssea."  Particularmente, não sabia desta causa! 
         O motivo pelo qual estou compartilhando aqui com vocês é apenas para promover o incentivo a quem ainda não é doador de médula óssea ou de sangue, que a partir daqui, se torne também mais um, na luta de ajudar aqueles que tanto necessitam.
         A principio, qualquer pessoa pode doar sangue. Vejam alguns ítens para a doação: boas condições de saúde; idade entre 16 e 69; peso a partir de 50 kg; estar descansado e bem alimenta; apresentar documento original com foto. És aí alguns passos.
Fonte: reflexão do dia
           Na doação de medula óssea, é necessário: estar em ótimo estado de saúde, de forma geral; ter entre 18 e 55 anos, e outros requisitos mais.
           A medula óssea é um tecido gelatinoso, encontrado no interior dos ossos,conhecida como "tutano". Contém as células - troco responsáveis pela fabricação das células sanguíneas. 
          Não há riscos para doar. Não é perigoso. Não faz mal algum a saúde. Após fazer a doação, é mais ou menos uma semana para a recomposição total no organismo. Dentro de todo ser humano, há vida pulsando! E nós podemos compartilhar esta dádiva para aqueles que tanto precisam!
          A doação ajuda nessas doenças: "anemia aplástica, leucemia, mielodisplasia."
          O cadastro é simples: basta ir em um "hemocentro", levar documento original com foto. É recolhido em média 5 a 10 ml de sangue, para possibilitar a compatibilidade entre o doador e o receptor.
Fonte: frases de reflexão sobre a vida
           Antes de se tornar um doador de medula óssea, pesquise sobre o assunto. É necessário ter muita responsabilidade. O Brasil precisa urgente de novos doadores. Ainda são poucas as pessoas cadastradas. Quanto maior o número, maior a possibilidade de encontrar um doador compatível. 
          É isso aí, pessoal, espero ter contribuído de forma benéfica. Abraços e boa sorte!
      
       

14 comentários:

Vera Lúcia disse...

Olá Maria Adeladia,

Parabéns pelo espírito de doação e solidariedade.
Importante compartilhamento.
Todos os doadores em potencial deveriam abraçar esta louvável causa.

Feliz semana!

Beijo.

Maria Adeladia disse...

VERA: Obrigada. Tenha uma semana abençoada! Beijos, minha linda.

Lucimar da Silva Moreira disse...

Adelaide doação de sangue e doação de medula óssea é um assunto muito importantes, são doações que salvam vidas, maravilhoso post se todos ajudassem muitas vidas seriam salvas, Adelaide bjs.
http://www.lucimarmoreira.com/

Kasztanowy Domek disse...

Great post!!! Kisses:)

xxBasia

Maria Adeladia disse...

LUCIMAR: É verdade! Quanto mais doação, maior o número de pessoas salvas! Obrigada, querida Lucimar.
KASZLANOWY: Obrigada!

Mirtes Stolze. disse...

Boa tarde Maria Adeladia.
Uma bela atitude ao doar sangue e está disposta a doar medula óssea. E deve ser mesmo bem compartilhando. Amei ver uma atitude tão linda onde muitas pessoas estão tirando vidas em vez de salva-las. Meus parabens amiga, continue assim contribuindo para um mundo melhor. Um lindo més de fevereiro. Enorme abraço.

Maria Adeladia disse...

MIRTES: COmpartilhei no objetivo de incentivar as pessoas para tb, fazerem os mesmo! Principalmente na doação de "medula óssea". Querida, obrigada por estar aqui. Beijos e um mês de fevereiro abençoado!

Amanda Mércuri disse...

;D

Bem legal esse post de incentivo à doação! Parabéns!

Ótima quarta!

Beijo! ^^

Maria Adeladia disse...

AMANDA: Obrigada, minha linda. Beijos.

Existe Sempre Um Lugar disse...

Boa tarde, concordo em absoluto com sua publicação, hoje os outros, amanhã podemos ser nós.
AG

Maria Adeladia disse...

AG: É isso aí. Obrigada pela visita. Abraços.

Anabela Jardim disse...

Doar é um ato de amor!Devemos compartilhar com nossos semelhantes tudo que em nós for útil para melhorar a vida de outras pessoas.
Sou Anabela, do blog anabelajardim.blogspot.com.br, estou te seguindo e aos poucos vamos nos conhecendo melhor através das postagens. Boa semana!

Minda Silva disse...

Eu acho uma das atitudes mais nobres que um ser humano pode fazer, e confesso que eu sempre quis fazer isso, mas infelizmente tenho pânico de agulhas, e isso sempre acaba sendo um empecilho. Te parabenizo pela atitude altruísta!
Minda
Bjs ❤

Maria Adeladia disse...

ANABELA: É sempre tão bom ser útil para o semelhante. Isso enobrece a alma. Olha, obrigada por fazer parte desse blog, me alegrou muito sua presença. Estive passeando pelo seu espaço e gostei imensamente. Os textos são interessantes. Tb estou seguindo-a, mas o meu nome na seleção dos seguidores, está como "Adelins", assim como a foto é uma outra. Beijos e que a nossa amizade continue.

MINDA: É uma sensação que só nos enobrece. Que pena que há este empecilho, mas quem sabe um dia este pânico te deixa, hein? KKKK. Obrigada por está aqui. Beijos e uma boa semana.

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo!!! Obrigada por acessar este blog; sua presença é importante! O espaço é democrático e está aberto para todos, porém, sem ofensas!
ÀQUELE QUE TORNAR SEGUIDOR DESTE BLOG, DEIXAR O LINK DO SEU ESPAÇO NOS COMENTÁRIOS PARA QUE POSSIBILITE SEGUI-LO DE VOLTA!

Atenciosamente - Maria Adeladia (autora do blog)




Adeladia Lins - © 2011 (TODOS OS DIREITOS RESERVADOS)
Layout do blog desenvolvido por: Maycon Moreira Vieira (mayconmoreiravieira@gmail.com)