Fonte: Livro "Assédio Moral", autor:Dr.Sandro Moraes
Várias são as situações que podem ensejar o assédio moral. Podemos destacar dentre elas as mais comuns: isolar a vítima do grupo de trabalho; ridicularizar , inferiorizar, difamar, menosprezar, fazer comentários sobre a sua capacidade profissional e sexual; atribuir tarefas impossíveis de serem realizadas; sobrecarregar de trabalho; redução de horários das refeições; forçá-la a pedir demissão; enfim, o assédio moral também pode ocorrer contra todos os empregados e ao mesmo tempo ou contra apenas um deles, nas mais diversas funções laborais.
No sentindo de excluir a vítima do ambiente de trabalho, Maria Aparecida Alkimin (2007, p. 72) apresenta categorias de comportamentos, atitudes e gestos assediantes. São eles: "I) Deterioração proposital das condições de trabalho ; II) Isolamento e recusa de comunicação; III) Atentado contra a dignidade do empregado; IV) Violência verbal, física ou sexual".
5 comentários:
isso é deprimente!
Pois é Maria!
Penso que hoje, uma das profissões que mais sofrem assédio moral é a de professor.
Beijo
È Birapcbira, é uma situação deprimente mesmo, mas é a realidade!
Cris, eu tb acho que uma das profissões que mais sofre isso é a nossa profissão!
Obrigada a todos pela visita e comentário.
Já sofri, realmente é horrivel...
beijos
Olá Feminina e Vaidosa, acho que muitas pessoas já sofreram o assédio moral, e muitas delas nem sabem que sofrem! Eu tb, e ainda passo por isso!
Obrigada, linda, pelo comentário.Abraços.
Postar um comentário
Olá! Seja bem-vindo!!! Obrigada por acessar este blog; sua presença é importante! O espaço é democrático e está aberto para todos, porém, sem ofensas!
ÀQUELE QUE TORNAR SEGUIDOR DESTE BLOG, DEIXAR O LINK DO SEU ESPAÇO NOS COMENTÁRIOS PARA QUE POSSIBILITE SEGUI-LO DE VOLTA!
Atenciosamente - Maria Adeladia (autora do blog)