Painel | Minha conta | Ajuda | Sair

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Como escolher um perfume


Um mesmo perfume tem um cheiro diferente dependendo de quem o usa. A quantidade de água que há na epiderme, a temperatura corporal, a secreção sebácea, o PH... Todos esses fatores influenciam no cheiro de uma fragrância. Confira algumas dicas para aproveitar ao máximo o perfume escolhido:
  • De manhã cedo, as faculdades olfativas estão mais sensíveis. Essa é a melhor hora para se ir atrás de um perfume. Nesse dia, é melhor não utilizar nenhum perfume para evitar as misturas ou qualquer outra referência olfativa.
  • Não é aconselhável experimentar mais de três perfumes. Após quatro ou cinco fragrâncias, perdemos o olfato e o mais provável é confundirmos os aromas.
  • Jamais se deve cheirar o perfume diretamente no frasco. É preferível senti-lo à distância. A melhor coisa é borrifar um pouco no ar, cheirar e sentir a fragrância. Caso queira senti-lo na pele, as mãos são o lugar ideal. Mas não esfregue uma na outra, isso destrói a estrutura da fragrância e faz com que ela se evapore antes.
  • Não se deve cair no erro de escolher um perfume porque esse fica bem em uma outra pessoa. A química pessoal o transforma.
  • Quando sentir que um aroma se funde à pele, se harmoniza com os sentidos e se adapta à personalidade, então é só comprá-lo.

Em cada situação um tipo de fragrância:

  • Entrevista de emprego: a escolha do perfume ajuda a transmitir que tipo de pessoa você é. 'Ele não deve deixar rastro, ser contundente demais', diz a jornalista Inês de Castro, autora do livro Etiqueta da Beleza. Evite os doces e florais e aposte em aromas suaves, de preferência cítricos.
  • Balada: se a idéia é conquistar alguém, os melhores cheiros são os quentes, como os orientais, de cardamomo ou âmbar. Mas é preciso tomar cuidado com a dosagem, porque eles podem se tornar enjoativos e invasivos demais.
  • Ginástica: devem-se evitar notas doces como caramelo, baunilha e patchuli, que intensificam a sensação de calor. O melhor é usar perfumes leves e frescos que não comprometem mesmo com transpiração excessiva.
  • Praia: o álcool existente na maioria das composições pode manchar a pele. Além disso, a mistura do perfume com protetor solar, que geralmente tem fragrância forte, não é das mais agradáveis. Não use nada.
  • Perfume X desodorante: o melhor é usar tudo da mesma marca. Caso isso não seja possível, opte pelos desodorantes em spray. São mais leves, diminuindo o risco de 'choques' com o cheiro do perfume.
  • Evite usar perfume em: maternidade, na casa de pessoas doentes ou idosas e em festa de criança. Uma boa alternativa é usar água-de- colônia bem leve. 

O que usar, dependendo do clima, da hora e do tom de pele.

Noite: Se a idéia é que o perfume dure muitas horas, as melhores fragrâncias são as que contêm determinadas notas olfativas e estruturas com moléculas mais pesadas, que por isso fixam-se mais. Uma boa opção são os gourmets, com notas de frutas adocicadas e chocolate ou à base de baunilha.

Dia: As colônias à base de ervas ou de frutas cítricas como a laranja e o limão são as indicadas porque evaporam rápido.

Fonte:http://www.soperfume.com.br




2 comentários:

Histórias do Rio de Janeiro disse...

oi amiga, obrigado pelas dicas do perfume.
Prometo tomar certos cuidados, esfregar uma mão na outra é certo kkkk
Beijos
Gilberto Teixeira

Maria Adeladia disse...

Gilberto, obrigada pela visita!È bom ter cuidado mesmo no uso dos perfumes.! A fragrância é bem importante, pois ela revela a nossa própria personalidade.

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo!!! Obrigada por acessar este blog; sua presença é importante! O espaço é democrático e está aberto para todos, porém, sem ofensas!
ÀQUELE QUE TORNAR SEGUIDOR DESTE BLOG, DEIXAR O LINK DO SEU ESPAÇO NOS COMENTÁRIOS PARA QUE POSSIBILITE SEGUI-LO DE VOLTA!

Atenciosamente - Maria Adeladia (autora do blog)




Adeladia Lins - © 2011 (TODOS OS DIREITOS RESERVADOS)
Layout do blog desenvolvido por: Maycon Moreira Vieira (mayconmoreiravieira@gmail.com)