Painel | Minha conta | Ajuda | Sair

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Bode que dar leite: Municipíos de Pernambuco

Em floresta, município localizado no Sertão de Pernambuco, surgiu esta semana, um bode que dar leite. Segundo veterinários, ele dar leite, por possuir grandes quantidades de hormônios.
Pode-se chamá-lo de "bode macho e fêmea"!
Aqui mesmo, na cidade de Ouricuri, também,  Sertão de Pernambuco, houve-se um comentário que na fazenda do Tamboril, existe mais um bode que dar leite! Esse não tenho certeza, pois só sei de rumores de pessoal da cidade.

Outro fato interessante, na cidade de Jataúba:Agreste de Pernambuco:
Fonte:www.velhosamigos.com.br (Fonte: Globo.com).
Mais... um bode garanhão, além de ser reprodutor, também deu leite e continua dando. Com características raras tem provocado a curiosidade dos moradores de Jataúba, no agreste de Pernambuco.

Jataúba é uma cidade pequena, com pouco mais de 16 mil habitantes. Lugar que ainda é  possível jogar conversa fora. Nos últimos dias um assunto tem causado estranheza nos moradores.

O fato, tão estranho, vem do sítio do seu Rogaciano Manuel da Silva, que cria cem cabras e o bode reprodutor. Ele seria um bode como outro qualquer não fosse por um detalhe: há cerca de oito meses seu Rogaciano descobriu que o bode produz leite.

No começo o pecuarista achou estranho. Antes de examinar, achou que fosse um tumor. Mas depois percebeu que era leite.

O animal tem três anos de idade e pesa cem quilos. As tetas ficam perto dos testículos. Por meio da ordenha o leite é extraído.

Para o veterinário Leonardo Siqueira não há dúvida de que é leite. Pelas características de cor, odor e consistência é leite, disse.

Nem precisa fazer o teste. Só de olhar a felicidade das cabritas mamando dá para perceber que é leite de verdade. Ele é usado para complementar a alimentação dos filhotes. O seu Rogaciano disse que muita gente tem duvidado da masculinidade do bode. Mas ele tem certeza que o bode é um legítimo reprodutor. Quando fica perto das cabras ele age como um garanhão.

De acordo com o veterinário Enrico Ortolani, consultor do Globo Rural, o macho normalmente nasce com uma tetinha e um pequeno tecido mamário que não se desenvolvem.

O que pode ter acontecido nesse caso é que o bode quando pequeno vivia com outros animais que mordiam os mamilos dele e isto estimulou o crescimento das tetas.

Com a ordenha e com os bodinhos mamando, o tecido mamário se desenvolveu a ponto de manter a produção de leite.

Segundo o veterinário, o criador tem que tomar cuidado com o manejo desde pequeno, não deixando que os mamilos sejam cutucados por outros animais.


Coloquem seus comentários.

3 comentários:

Preguiça alheia disse...

Meu comentario nao tem nada haver com o post acima.. Maria Adeladia.. vc podia criar um banner seu depois..rs..

Anselmo disse...

o.O

Maria Adeladia disse...

Preguiça alheia, posso ver a possibilidade em criar um banner meu! Quando houver um tempinho.
Obg.pela visita.
Abraços.

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo!!! Obrigada por acessar este blog; sua presença é importante! O espaço é democrático e está aberto para todos, porém, sem ofensas!
ÀQUELE QUE TORNAR SEGUIDOR DESTE BLOG, DEIXAR O LINK DO SEU ESPAÇO NOS COMENTÁRIOS PARA QUE POSSIBILITE SEGUI-LO DE VOLTA!

Atenciosamente - Maria Adeladia (autora do blog)




Adeladia Lins - © 2011 (TODOS OS DIREITOS RESERVADOS)
Layout do blog desenvolvido por: Maycon Moreira Vieira (mayconmoreiravieira@gmail.com)