Painel | Minha conta | Ajuda | Sair

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Como acabar com a depressão


Por Alessandra Moura, Fonte:ANAMARIA
1 em cada 5 pessoas tem depressão. Se for seu caso, procure ajuda. Não confunda depressão com melancolia.
- A melancolia é a tristeza que tem uma causa concreta e pode ser superada com o tempo, como o luto.
- A depressão nem sempre tem uma causa concreta e é reconhecida quando a angústia passa a atrapalhar a vida social, o trabalho e a rotina da pessoa. Resultado: o depressivo se distancia dos amigos ou perde o emprego.

Para aliviar a sensação de peso:
- Desabafe: Compartilhe suas aflições com alguém de confiança. Assim, você consegue enxergar um acontecimento de forma diferente. Só evite enxergar o mundo sempre de forma negativa.
- Retire a culpa:
Você é perfeccionista? Ser muito exigente consigo mesma só vai deixá-la mais frustrada. Quando você traça metas impossíveis, o resultado vira um círculo vicioso: você tenta se superar, não consegue e fica triste. Seja realista.

- Afaste a solidão:
Geralmente, as pessoas depressivas têm uma grande vontade de se isolar do mundo. Assim, o sentimento de solidão só aumenta. Mesmo que seja difícil, o ideal é se empenhar em sair de casa e conviver com as outras pessoas. Você pode se inscrever em um curso bacana, que sempre quis fazer, como desenho, pintura, dança ou hidroginástica. Conhecer gente nova e descobrir uma atividade prazerosa fará você se sentir menos só.
 
Procure criar uma rotina de oito horas diárias de sono e tenha uma dieta equilibrada:
- Caminhe 30 minutos por dia.


Fazer exercícios físicos regularmente é uma forma de aumentar a qualidade de vida. Depois da prática, a gente se sente mais leve, feliz e disposta. Experimente caminhar 15 minutos pela manhã e 15 à tarde e sinta a diferença! E nem precisa andar rápido: manter o ritmo mais lento é tão eficiente contra a depressão quanto correr. Tratamento mais fácil que esse, impossível!

- Durma direito:
O cérebro funciona melhor quando você dorme oito horas diárias. Tente manter essa rotina por pelo menos seis dias na semana.
- Coma melhor:
Uma dieta equilibrada - com legumes, vegetais, proteínas, vitaminas, minerais e gorduras do bem - inclui alimentos que previnem e outros que combatem a depressão. Para se sentir melhor em instantes, coma pães, massas e castanhas.
- Fuja do café e do álcool:
Café, álcool, cigarro, energéticos, estimulantes e drogas em geral proporcionam uma euforia imediata, mas, depois, geram tristeza e melancolia. O quadro piora para quem já é dependente químico. Fique longe deles!
Para melhorar a convivência
- Termine o que começou:
É comum que pessoas deprimidas não concluam tarefas cotidianas por se sentirem desestimuladas. Com isso, deixam de estudar, cuidar da casa e até de educar os filhos. Insistir em cumprir seus afazeres é um passo a mais para a cura. Se alguém na sua casa está deprimido, use o mesmo raciocínio e não libere a pessoa das tarefas que ela normalmente desempenha.
- Aceite sua idade:
Envelhecer tornou-se um medo comum: muita gente se deprime ao pensar nos cabelos brancos. Já que o passar do tempo é inevitável, não faça dele um drama. Há vantagens em todas as fases da vida!
- Pratique o bem:
Ajudar o próximo faz bem para você e para o outro. É que o corpo interpreta isso como algo prazeroso e libera os hormônios do bem-estar.
Outras fontes de pesquisa:
Você sabe o porque a depressão aparece?
Podemos dizer que a depressão está ligada ao sentimento de culpa do passado que armazenamos no coração, ao sentimento de tristeza e melancolia, frente às dificuldades e problemas do presente e à ansiedade diante do futuro.
Poderemos até dizer que a depressão é uma doença da alma!
Mais dicas para combater a depressão
- Saia para rua, conviva mais com outras pessoas, faça exercício físico regularmente, faça caminhadas a pé, ingira alimentos de fácil digestão, sobretudo à noite. Cuide bem do seu corpo.
- Cuide também da mente. Lembrem-se de algo que gostaria de ter feito e não fez por falta de tempo, como exemplo: pintar, tocar música, cantar, escrever, fazer artesanato, etc. O importante é ocupar a mente.
- Evite ao máximo ver muita televisão, sobretudo os noticiários, que, para pessoas já deprimidas, faz muito mal. Do que nos adianta ver desgraças se não conseguimos evitá-las? Mude seus hábitos para conseguir mudar o mundo à nossa volta.
- Se você mora sozinha, seria bem interessante ter um animal doméstico e na impossibilidade de tal, pelo menos tenha plantas para cuidar.
A maioria das pessoas que atravessam pela depressão, dificilmente encontram razões conscientes para a sua causa.
Viva da melhor maneira possível , nutra bons sentimentos e boas energias dentro de você


renove-se a cada dia. Não exite em procurar ajuda médica quando sentir necessidade.

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa as suas dicas, espero me livrar desta temível doença... Obrigado):

Anônimo disse...

Muito bom suas sugestões, espero que eu possa melhorar, obrigado.

Maria Adeladia disse...

HERCULES:Tenha fé!Procure Deus!!!A Sua Palavra é força, fé e esperança!Medite, faça orações, visite igrejas! Alimente seu espírito!Que Deus te abençõe e volte sempre!

Viva como se você estivesse lá e você estará disse...

Ola amiga , acho que é complicado o fim da depressão. Penso que ela nunca se vai de verdade , Verdade que sempre procuramos culpados e quando não encontramos nos afundamos ainda mais ... morar só também é péssimo para quem esta passando por uma situação assim ...bjus amiga também te convido para o sorteio que esta ocorrendo no Blog ..boa semana amiga .
http://videosdasol.blogspot.com.br/2014/04/sorteio-comunidade-do-youtube.html

Maria Adeladia disse...

SOL:Verdade!A depressão é complicado!É uma doença da alma!Mas...é possível vencê-la!Vou visitar seu espaço e participar.Bjs.

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo!!! Obrigada por acessar este blog; sua presença é importante! O espaço é democrático e está aberto para todos, porém, sem ofensas!
ÀQUELE QUE TORNAR SEGUIDOR DESTE BLOG, DEIXAR O LINK DO SEU ESPAÇO NOS COMENTÁRIOS PARA QUE POSSIBILITE SEGUI-LO DE VOLTA!

Atenciosamente - Maria Adeladia (autora do blog)




Adeladia Lins - © 2011 (TODOS OS DIREITOS RESERVADOS)
Layout do blog desenvolvido por: Maycon Moreira Vieira (mayconmoreiravieira@gmail.com)