Painel | Minha conta | Ajuda | Sair

sábado, 3 de setembro de 2011

Desrespeito com os idosos!

Uma das maiores falhas humanas é o descaso com os idosos! Infelizmente essa ausência de amor está presente inicialmente no próprio lar! Contudo, há a falta da sociedade no desrespeito do "espaço exclusivo", nas filas de bancos, hospitais, ônibus, calçamento.....!

No entanto, é imperdoável e lamentável os próprios filhos abandonarem seus pais quando já velhinhos. Fase esta que é o momento que eles deveriam dedicar-lhes maior tempo, carinho e atenção! Pois com a idade, as necessidades são muitas, por seus organismos ficarem fragilizados, doentes, proporcinando-os a dependência!

Tenho consciência que muitos dos nossos "velhinhos" sofrem agressões físicas e verbais em suas próprias casas, pelos filhos,genros, noras, netos....! Outra situação triste faz-se quando colocam-os nos asilos,  abandonando-os  integralmente.

A falta de respeito, generosidade, amor...nas pessoas está ficando para trás! Sentimentos bons que estão quase isentos em uma boa parcela da sociedade.

Nunca devemos esquecer que foram eles que nos colocaram no mundo! Hoje, já velhinhos, precisam desesperadamente do carinho, da atenção, do respeito de todos que fazem parte da sua família em especial!

Muitos sentem-se "sozinhos"...isolados! As pessoas esquecem que eles são sábios, porque viveram mais. Com  seus ensinamentos aprendemos mais. E por que não valorizarmos este patrimônio? 

Converse com seus idosos, dê todo um amor, cuide deles, dedique-se mais à eles. Seremos abençoados por Deus!

Há uma nova lei, em fase de aprovação, está na Câmara, o projeto de Lei (PL 4294/08) que estabelece o pagamento de indenização por dano moral aos pais que abandonarem "afetivamente" os filhos e também sujeita filhos ao pagamento de indenização pelo abandono afetivo de pais idosos.
A proposta é do deputado Carlos Bezerra, do PMDB do Mato Grosso, e altera o Código Civil (Lei 10.406/02).

"Envelhecer é sinônimo de experiência, de sabedoria"!Um dia, todos nós seremos velhinhos, este é o nosso destino, se não morrermos antes.

Estatudo do idoso, acesse este site:
http://www.serasaexperian.com.br/guiaidoso/20.htm

Autoria: Maria Adeladia

15 comentários:

Anselmo disse...

Lamentável que isso ainda exista.

Ricardo Roehe disse...

Obrigado pela visita ao http://maustratosaoidosodenuncie.blogspot.com
Parabéns por este belo blog onde já sou seguidor e já linkei seu blog.
Abraço fraterno e Muita Luz em seu caminho.

Maria Adeladia disse...

Anselmo, é lamentável mesmo, mas ainda existe!
Abraços.

Ricardo, gostei do seu blog!O objetivo que vc focaliza-0 é uma atitude nobre! Obrigada pela visita, acompanhamento. Abração.

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Minha querida amiga. Devemos sempre respeitar os mais velhos, não porque um dia seremos como eles, mas porque é ético, é humano, é educado. O seu blog está lindíssimo. Beijos.

linksdistodaquilo disse...

Olá

Passei por aqui para desejar uma boa semana.

Um beijo.

Nita

Maria Adeladia disse...

Minha querida amiga Maria José, com certeza, devemos e muito tratar bem especialmente nossos velhinhos, é realmente ético e humano.

Obrigada pela visita, querida.

Nita, obrigada vc pela visita. Beijos.

Aldete disse...

SOU SEGUIDORA DESSE BLOG E CONCORDO PLENAMENTE COM O DESRESPEITO O QUAL OS IDOSOS SOFREM EM ALGUNS CASOS,COMECANDO QUANDO DAO SINAL PARA O ONIBUS PARAR.EU ACHEI ESSE VIDEO MUITO INTERESSANTE E DEIXO AQUI O LINK.
ABS

http://www.temporadafora.com/vlog/desrespeito-aos-idosos

Maria Adeladia disse...

Aldete, obrigada pela visita e comentário!
Estarei visistando-a e seguindo-a!
Abraços, querida.

Maria Adeladia disse...

Aldete, deixe um link para acesso ao seu blog!Não consigo visualizá-lo!Bjs, querida.

NAZIR NARCISO SEMINOTTI disse...

Infelizmente quando há dois idosos na casa, esposa e esposo, os filhos fazem as seguintes perguntas: __ O que vcs fazem com o dinheiro que vcs ganham??. Muitas vezes nosso salário já está comprometido com parcelas de financiamentos, plano de saúde,a água, luz. aluguel, medicamentos, roupas, dentista, óculos, mudar até de colchão quando está envelhecido, corte de cabelo, mane curi, alimentação, roupas de cama mesa banho, calçados, Reparos dos mais diversos tipos, interne-te, telefone. Combustível, licenciamento do carro, tantas coisinhas que a gente até esquece de citar. Quando existir um negócio feito entre pai e filhos, acham que não precisam cumprir com com as obrigações, porque para pai e mãe não precisam pagar, Já que acham que estão na beira da morte mesmo, pra que pagar ?
E assim a triste vida, minha e de muitos que conheço, é revoltante. porque a gente sempre que dar um presente para os netinhos muitas vezes não tem, mas isso também se conta com o dinheiro de aposentadorias.

Maria Adeladia disse...

NAZIR: Entendo seu caso. Há filhos que,infelizmente, não têm sensibilidade.. Acho que as pessoas nunca estão velhas demais e precisam assim como todos, ter sonhos, projetos de vida. Que Deus a ilumine. Volte sempre.

Anônimo disse...

Este blog é lindo, mas verdadeiramente existe pessoas que maltratam seus pais ou avós que já estão tão idosos e precisam de ajuda, pois eles precisam de alguém que os ajude, este blog pode ajudar muitos destes idosos .

Maria Adeladia disse...

CAROL: Infelizmente ainda existem pessoas cruéis, insensíveis, e isso é horrível. Os nossos velhinhos precisam muito de cuidados especiais, é tudo tão fácil, basta ter só um pouco de atenção para comm eles. Obrigada pelas palavras tão dóceis. Espero mesmo que este blog ajude tantos que necessitam. Bjs minha linda.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo!!! Obrigada por acessar este blog; sua presença é importante! O espaço é democrático e está aberto para todos, porém, sem ofensas!
ÀQUELE QUE TORNAR SEGUIDOR DESTE BLOG, DEIXAR O LINK DO SEU ESPAÇO NOS COMENTÁRIOS PARA QUE POSSIBILITE SEGUI-LO DE VOLTA!

Atenciosamente - Maria Adeladia (autora do blog)




Adeladia Lins - © 2011 (TODOS OS DIREITOS RESERVADOS)
Layout do blog desenvolvido por: Maycon Moreira Vieira (mayconmoreiravieira@gmail.com)