Painel | Minha conta | Ajuda | Sair

sábado, 21 de maio de 2011

21 de maio: Dia da cachaça!

Hoje é o Dia da Cachaça! Àqueles que curtem uma boa dose da cachacinha brasileira, meus parabéns por este dia.
Alguns apreciadores dizem que a cachaça do Estado de Minas Gerais não é tão boa quanto a cachaça de Pernambuco.

Fonte: http://conversademenina.wordpress.com
A origem da cachaça está nos engenhos, mais precisamente, nos escravos, que tinham o hábito de adoçar bebidas com uma rapadura obtida a partir da fervura do caldo da cana e seu resfriamento posterior. A cachaça, assim como o vinho, teria sido descoberta por acaso. Quando o caldo da cana desandava e fermentava, dava origem a uma bebida que passou a ser fartamente consumida pelos escravos.
Por conta da origem em meio aos escravos dos engenhos, a cachaça passou séculos sendo associada a pobreza e degradação. O decreto 4.702, que torna a bebida símbolo nacional e reconhece sua origem como genuinamente brasileira, só foi assinado em 2002.

Na época da escravidão, os senhores de engenho – que preferiam beber a bagaceira, espécie de aguardente de uva  -  faziam questão de garantir um estoque de cachaça para seus escravos, pois percebiam que sob influência da bebida, os africanos trabalhavam sem reclamar e não morriam tanto de banzo.

Alguns dizem que antes de ser enforcado, Tiradentes teria pedido um gole de cachaça.
Museu da Cachaça, na cidade de Lagoa do Carro 
Só na segunda metade do século XX a bebida foi perdendo aos poucos a pecha de maldita, de bebida de pobre ou de ópio dos miseráveis para ser apreciada nos salões. Recentemente, existem confrarias de cachacólogos da mesma forma que existem clubes dedicados a enofilia.
 
PADRÃO DE QUALIDADE
a) Uma boa cachaça, geralmente, tem aroma suave. Alguns degustadores costumam agitar a garrafa para verificar a quantidade de bolhas que se formam. Quanto maior o número de bolhas, melhor a qualidade da bebida.
b) A busca pela qualidade começa no preparo do solo. O processo requer a escolha correta do terreno, um bom preparo do solo e a seleção criteriosa da variedade da cana. O plantio precisa ocorrer na época certa, assim como a colheita. A moagem, extração da sacarose, fermentação e destilação são igualmente importantes.
c) A cachaça de qualidade precisa ficar armazenada por, no mínimo, dois anos numa boa madeira. Se ficar acima de oito anos, vira produto nobre e ganha status.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo!!! Obrigada por acessar este blog; sua presença é importante! O espaço é democrático e está aberto para todos, porém, sem ofensas!
ÀQUELE QUE TORNAR SEGUIDOR DESTE BLOG, DEIXAR O LINK DO SEU ESPAÇO NOS COMENTÁRIOS PARA QUE POSSIBILITE SEGUI-LO DE VOLTA!

Atenciosamente - Maria Adeladia (autora do blog)




Adeladia Lins - © 2011 (TODOS OS DIREITOS RESERVADOS)
Layout do blog desenvolvido por: Maycon Moreira Vieira (mayconmoreiravieira@gmail.com)