Hoje é o Dia da Cachaça! Àqueles que curtem uma boa dose da cachacinha brasileira, meus parabéns por este dia.
Alguns apreciadores dizem que a cachaça do Estado de Minas Gerais não é tão boa quanto a cachaça de Pernambuco.
Fonte: http://conversademenina.wordpress.com
A origem da cachaça está nos engenhos, mais precisamente, nos escravos, que tinham o hábito de adoçar bebidas com uma rapadura obtida a partir da fervura do caldo da cana e seu resfriamento posterior. A cachaça, assim como o vinho, teria sido descoberta por acaso. Quando o caldo da cana desandava e fermentava, dava origem a uma bebida que passou a ser fartamente consumida pelos escravos.
Por conta da origem em meio aos escravos dos engenhos, a cachaça passou séculos sendo associada a pobreza e degradação. O decreto 4.702, que torna a bebida símbolo nacional e reconhece sua origem como genuinamente brasileira, só foi assinado em 2002.
Na época da escravidão, os senhores de engenho – que preferiam beber a bagaceira, espécie de aguardente de uva - faziam questão de garantir um estoque de cachaça para seus escravos, pois percebiam que sob influência da bebida, os africanos trabalhavam sem reclamar e não morriam tanto de banzo.
Museu da Cachaça, na cidade de Lagoa do Carro |
Só na segunda metade do século XX a bebida foi perdendo aos poucos a pecha de maldita, de bebida de pobre ou de ópio dos miseráveis para ser apreciada nos salões. Recentemente, existem confrarias de cachacólogos da mesma forma que existem clubes dedicados a enofilia.
PADRÃO DE QUALIDADE
a) Uma boa cachaça, geralmente, tem aroma suave. Alguns degustadores costumam agitar a garrafa para verificar a quantidade de bolhas que se formam. Quanto maior o número de bolhas, melhor a qualidade da bebida.
b) A busca pela qualidade começa no preparo do solo. O processo requer a escolha correta do terreno, um bom preparo do solo e a seleção criteriosa da variedade da cana. O plantio precisa ocorrer na época certa, assim como a colheita. A moagem, extração da sacarose, fermentação e destilação são igualmente importantes.
c) A cachaça de qualidade precisa ficar armazenada por, no mínimo, dois anos numa boa madeira. Se ficar acima de oito anos, vira produto nobre e ganha status.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Seja bem-vindo!!! Obrigada por acessar este blog; sua presença é importante! O espaço é democrático e está aberto para todos, porém, sem ofensas!
ÀQUELE QUE TORNAR SEGUIDOR DESTE BLOG, DEIXAR O LINK DO SEU ESPAÇO NOS COMENTÁRIOS PARA QUE POSSIBILITE SEGUI-LO DE VOLTA!
Atenciosamente - Maria Adeladia (autora do blog)