Painel | Minha conta | Ajuda | Sair

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Sexo & Religião

A posição retrógada das igrejas em relação ao sexo, cada vez mais distante da realidade dos jovens, é um dos fatores que afastam a juventude da religião. Uma pesquisa inédita com universitários entre 17 a 25 anos que investigou, entre outros assuntos, o que eles pensam sobre a orientação de suas igrejas no campo sexual mostrou quanto esta tese é verdadeira. Das 374 pessoas que responderam a essa questão, 65% discordaram das determinações religiosas. A enquete torna clara uma impressão que estava no ar: se tiver de escolher entre a religião e o livre exercício de sua sexualidade, o jovem abre mão da primeira. "Ele acredita em Deus como um ser superior que não deve se meter em sua vida", diz o teólogo Jorge Claudio Ribeiro, professor do departamento de ciência da religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Os dados serão compilados em um livro a ser lançado em breve. A publicação faz parte da série "Religiosidade Jovem" (Ed.Olho D'Água). A equipe teólogo já havia estudado o tema em 2000 e 2004, aplicado questionários para 1.825 estudantes. Como nas três etapas a frase "concordo com as orientações de minha igreja em questões sexuais" sempre esteve entre as mais rejeitadas, Ribeiro resolveu, dessa vez, quantificar o tamanho do embate entre sexo e religião. A pedido de ISTOÉ, as respostas foram organizadas considerando os quatro maiores grupos religiosos dos jovens pesquisados.
"Para o jovem, ter fé é mais importante do que ter religião", explica Ribeiro. Ao não aceitar o livre arbítrio da juventude, a igreja deixa de evangelizar muitos fiéis. Essa é a opinião da aeroviária paulista Fernanda Correa do Prado, 25 anos, criada em berço católico. "É um absurdo condenar o uso da camisinha. O sexo não é praticado apenas como forma de reprodução. E vivemos em um mundo cheio de doenças", protesta.

Espíritas, os pais do estudante mineiro Felipe Torres de Oliveira, 21 anos, discutem sobre sexo com ele e os irmãos. Há nove meses namorando ao estudante Fernanda Pena de Souza, 18, que conheceu durante reuniões de estudos espíritas para jovens, Oliveira afirma que "o sexo está a serviço da humanidade, é uma possibilidade divina". E aponta o divórcio entre a religião e a razão como responsável pela distância entre os jovens e os templos.

"Como teólogo, é bem mais fácil desejar que as comunidades religiosas evitem os caminhos da moralidade repressiva, para contribuir positivamente como os jovens no encontro de razões e espiritualidade em favor de uma vida sexual construtiva e digna", afirma o padre dos Anjos, da São Camilo. 

"Esse tipo de fiel que ver o mundo pelos próprios olhos. E, em relação ao sexo, não admite intromissão afirma Ribeiro, da PUC. "Deus nos fala pelo jovem. É uma realidade teológica, que precisamos aprender a ler e a desvelar".
Fonte:Revista ISTOÈ-mar/2010

2 comentários:

Willian Bugiga disse...

Veja meu blog
willian bugiga
www.convertidos.com.br
Fique na paz.

Maria Adeladia disse...

Olá, Willian! Tudo bem?
Visitei o seu blog e achei uma beleza, só não consegui colocar comentários.
Bjs e obrigada pelo seu carinho.Seja sempre bem vindo aqui.

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo!!! Obrigada por acessar este blog; sua presença é importante! O espaço é democrático e está aberto para todos, porém, sem ofensas!
ÀQUELE QUE TORNAR SEGUIDOR DESTE BLOG, DEIXAR O LINK DO SEU ESPAÇO NOS COMENTÁRIOS PARA QUE POSSIBILITE SEGUI-LO DE VOLTA!

Atenciosamente - Maria Adeladia (autora do blog)




Adeladia Lins - © 2011 (TODOS OS DIREITOS RESERVADOS)
Layout do blog desenvolvido por: Maycon Moreira Vieira (mayconmoreiravieira@gmail.com)