Painel | Minha conta | Ajuda | Sair

terça-feira, 26 de junho de 2012

Seja um bom ouvinte

Preste atenção ao interlocutor. Mostre que está interessado na conversação.
Durante o díalogo, olhe atentamente para o outro, nos olhos....,. sorrindo! Mantenha a comunicação de uma forma elegante e saudável.

Imagine o quão desagradável e inquietante quando você fala com o próximo e percebe a falta de atenção. Quando o ouvinte olha para os lados, ou muda de assunto, desprezando sua conversação, isso é altamente deselegante. Para entender melhor, coloque-se no lugar do ouvinte e sinta tamanha falta de respeito.

No sentido "vamos conversar", significa uma conversação agradável; a interação entre os integrantes; é o processo que se dá por meio da linguagem, onde ambos interajem-se, focalizando seus assuntos; todos têm o direito de serem ouvidos assim como também falar, isto sim, é uma forma de humanismo, o "saber respeitar a hora de cada um". O  falar e ouvir são preciosos! Prestando atenção no diálogo; existirão melhores ferramentas de conversação de uma forma coerente, onde pode-se intervir com suas opiniões inteligentes e sábias, tornando o momento agradável, harmonioso e gostoso de viver!

Uma das melhores coisas da vida é o bate-papo entre pessoas que nutrem laços amigáveis. Falar um pouco "abobrinhas", sair daquela rotina que pode ser toda perfeitinha ou profissional demais...! Neste clima amigável é só descontração. Podermos rir; rir de verdade. Dar gostosas gargalhadas!!

Aproveite a oportunidade dessa troca de informações de uma forma lúdica, com a presença física, ainda melhor, pois o calor humano é mais gostoso. Nesses momentos encontramos um pouco da felicidade, porque estamos de bem com a vida.

8 comentários:

Anônimo disse...

maria, ouvindo você eu li o seu texto. ouvindo você eu encontrei as palavras... ouvindo você eu escrevi este recado. texto lindo o seu... parabens. abraços do lado de ca - lamarque

Pelos caminhos da vida. disse...

Sou uma boa ouvinte...

beijooo.

Ives disse...

Interessante. Acho que ouvir é mais difícil, pois a outra pessoa apresenta termos diferentes, e que precisamos adequar ao sentido das frases né! abraços

Samanta disse...

Olá querida !!! Adorei o texto !!

Nesta correria do dia a dia muitos de nós tendem a esquecer a importância de um diálogo interessado e recíproco ! Aprendemos muito nesta troca, mas é preciso que haja entrega das duas partes. Quando queremos só falar sem ouvir, isso mostra egoísmo e não nos acrescenta em nada :)
Eu gosto muito de ouvir, já cresci e aprendi muito com esta prática, aliás, este é o significado do meu nome : A Ouvinte :)

beijosss e que seu fim de semana seja ótimo !!

Poliana Lima disse...

Oi flor,desculpe o sumiço viu é que esta muito corrido.Bjus bom fim de semana na paz do Senhor...

blog da Paraguassu disse...

Olá Maria Adeládia,
Belo texto, amiga.
Grande verdade você expõe nele, pois quando não sabemos como comportar-nos numa conversação, as pessoas sentem-se mal e passam a evitar conversar conosco. Adorei!
Grande beijo e um lindo final de semana, querida.
Maria Paraguassu.

Maria Adeladia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Adeladia disse...

Lamarque, gracinha vc.Obrigada por ouvir-me, viu?E obrigada tb pela visita carinhosa.

Ana,do blog Pelos caminhos da vida, é sempre bom sermos bons ouvintes! Obrigada, querida.

Ives, concordo, ouvir é mais difícil porque exige uma atenção melhor!Obrigada pela sua visita, parceiro.

Maria Paraguassu, com certeza, quando não sabemos ser bons ouvintes, as pessoas não querem amizade alguma conosco.Linda amiga, obrigada pela sua visita.

Samanta, ouvinte,é verdade, nessa loucura do dia-a dia, é difícil relaxarmos e traçar uma boa conversação.Obrigada pela visita, linda.

Poliana, acredito que vc deve estar sobrecarreda talvez com trabalhos, provas escolares....O tempo é pouco mesmo.Obrigada pela sua presença linda garota!

Bom fim semana à todos, queridos amigos e parceiros.

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo!!! Obrigada por acessar este blog; sua presença é importante! O espaço é democrático e está aberto para todos, porém, sem ofensas!
ÀQUELE QUE TORNAR SEGUIDOR DESTE BLOG, DEIXAR O LINK DO SEU ESPAÇO NOS COMENTÁRIOS PARA QUE POSSIBILITE SEGUI-LO DE VOLTA!

Atenciosamente - Maria Adeladia (autora do blog)




Adeladia Lins - © 2011 (TODOS OS DIREITOS RESERVADOS)
Layout do blog desenvolvido por: Maycon Moreira Vieira (mayconmoreiravieira@gmail.com)