Painel | Minha conta | Ajuda | Sair

domingo, 7 de agosto de 2011

Blogs como a nova tendência do jornalismo

Os blogs atualmente estão sendo à cara do jornalismo! Há inúmeras pessoas escrevendo em blogs; excelentes blogueiros nascem, quando levam seu trabalho à sério! Ser um bom blogueiro antes de tudo é amar quando se escreve; ter paixão, paciência, dedicação...esses requisitos são as fontes principais! Blogar não é fácil, é uma atividade árdua, porém gostosa e prazerosa quando se faz com AMOR VERDADEIRO!
,
"Liberdade de expressão", é a cara desta nova tendência"!

Como é um site sem maiores complexidades, torna-se simples a administração.

Chamou-me a atenção o dilema abordado na novela Insensato Coração, quando o personagem Kleber (personagem vivido por Cássio Gabus Mendes), após ser demitido do seu emprego, induzido pela sua filha, adolescente, cria um blog que faz sucesso na trama global, que  por meio do seu blog, consegue divulgar um fato extraordinário sobre o empresário Cortez, levando-o à prisão.

Conforme pesquisas, localizei um artigo interessante de blogs na net, postado por:"Redação: Nesiã Braga e colaboração: Sandro Avelar, do site: http://www.selliga.com/2011/07/blog-nova-carado-jornalismo_23.html
Vejam o artigo:
O que destaco na novela é o personagem Kleber Damasceno (Cássio Gabus Mendes), jornalista decadente e preconceituoso, Kleber foi demitido do jornal em que trabalhava por ofensas homofóbicas ao seu patrão que é homossexual, por ser uma pessoa muito influente conseguiu barrar todas as tentativas do jornalista se reerguer em busca de um novo emprego na área. Em uma parte chave da trama Kleber recebe denuncias de corrupção contra o banqueiro Horácio Cortez (Herson Capri)  é convencido por sua filha Olivia (Poliana Aleixo) a montar um blog com o titulo Impunidade Zero denunciando assim todo esquema de corrupção do banqueiro e conseguindo a admiração da opinião publica e em seguida noticiando a prisão de Cortez algo que foi pedido por seu blog.Com essa atitude a TV Globo só vem afirmar o quanto essa nova tendencia do jornalismo é forte, e isso por vários motivos, blog é um jornalismo informal por isso pode se postar de qualquer lugar inclusive de casa, o blog é um meio de comunicação popular, e um motivo a mais é a velocidade que a noticia chega ao leitor.
O blog está conseguindo um espaço muito qualificados para noticias hoje em dia, prova disso é que várias pessoas famosas e diferentes segmentos tem utilizado o blog. Jornalistas, militantes, atores, cantores e até chefes de estado têm aderido a essa ferramenta como meio de divulgar tanto  seus projetos como seu dia-a-dia, podemos usar a presidente Dilma Russeff como exemplo que divulga suas viajens pelo Brasil, suas reuniões internacionais, seus projetos e divulga também o programa de rádio "café com a presidente", na qual toda manhã da um breve discurso falando de todas novidades do planalto,sem contar que sempre deixa algum discurso gravado da radio PT "linkada" ao seu blog
A professora e militante do PSTU Amanda Gurgel Também Aderiu a essa ferramenta para divulgar sua insatisfação com o salario dos docentes no estado e colher apoio dos colegas de profissão, jornalistas também aderiram ao blog, entre eles pode ser citado Juca Kfouri, Avallone, o ex jogador Neto entre outros. Hoje na trama o jornalista Kleber Damasceno consegue viver exclusivamente do blog, mesmo sendo independente de qualquer grupo jornalistico, e Horácio Cortez continua preso. O blog foi criado para que as pessoas pudessem interagir e ter um diário on line, mais hoje uma das maiores utilidade do blog é a função jornalistica de qualidade e credibilidade, prova disso é o blogueiro Ricardo Gama do Rio de Janeiro, que sofreu um atentado em Maio desse ano, Gama denunciava possíveis fraudes no governo e prefeitura carioca. 
O fato é que o blog hoje aproxima ainda mais a noticia do espectador. 







4 comentários:

itajátv disse...

Oi, Obrigado por repercutir minha matéria e ainda dar os créditos, parceria é tudo, admiro o personagem e como ele é apresentado na trama. Escreva um artigo sobre o assunto que repercuto aqui, se quiser me add. newrhema@hotmail.com

Maria Adeladia disse...

Selliga, obrigada pela sua visita. Claro, seu artigo é muito bom, e só enriqueceu o que gostaria de falar, pois acho que o personagem de Cássio Gabus Mendes, como Kléber, com o foco no seu blog, só valoriza ainda mais a classe dos blogueiros, pois não é nada fácil blogar, a dedicação é importante, e devido o tempo, torna-se dificil atualizar um blog todos os dias. Eu que o diga, devido o meu quase nada de tempo!
Parabéns pelo seu artigo. Tinha que dar-lhe os créditos sim, pois temos que ser honestos como nossos colegas blogueiros.
Vou te add sim. Logo que obtiver de um tempinho.

Pr. Jéferson Fabiano disse...

Gostei de sua colocação como blogueira, o blog é uma maneira de se manifestar repudio ou apoio a uma causa. E o blog quebra muitas barreiras, é de fato uma poderosa ferramenta.

Parabéns maria adeladia.

Maria Adeladia disse...

JEFERSON:Que prazer tê-lo por aqui.O blog realmente é de fato uma ferramenta muito importante na net.Obrigada pelas palavras de incentivo.Bjs e uma linda semana.

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo!!! Obrigada por acessar este blog; sua presença é importante! O espaço é democrático e está aberto para todos, porém, sem ofensas!
ÀQUELE QUE TORNAR SEGUIDOR DESTE BLOG, DEIXAR O LINK DO SEU ESPAÇO NOS COMENTÁRIOS PARA QUE POSSIBILITE SEGUI-LO DE VOLTA!

Atenciosamente - Maria Adeladia (autora do blog)




Adeladia Lins - © 2011 (TODOS OS DIREITOS RESERVADOS)
Layout do blog desenvolvido por: Maycon Moreira Vieira (mayconmoreiravieira@gmail.com)