Painel | Minha conta | Ajuda | Sair

domingo, 27 de março de 2011

Sexualidade masculina: Andropausa!

 
Andropausa - Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino
A andropausa também é conhecida como menopausa masculina.  Ocorre geralmente entre as idades de 40 a 55 anos, quando os homens podem percebem sintomas semelhantes à menopausa embora não apresentem um ponto tão característico como a interrupção da menstruação para definir essa etapa. Ocorre nessa fase uma queda no nível da testosterona (hormônio) e com isso as mudanças ocorrem muito gradualmente nos homens.  O homem experimenta um declínio gradual de suas funções gonadais, caracterizada pela diminuição da taxa de testosterona e da produção de espermatozóides.
Possíveis sintomas:
  • Diminuição gradativa da qualidade das ereções.
  • Ejaculação precoce
  • Perda de memória
  • Nervosismo
  • Insônia
  • Queda da libido (apetite sexual)
  • Perda de cabelo
  • Diminuição da massa muscular
  • Alterações no humor
  • Doenças cardiovasculares
  • Osteoporose
  • Aumento da gordura abdominal
Não há maneira de prever quem vai ter sintomas de andropausa que tornem necessários procurar ajuda médica. Mas, é a partir dos 40 anos de idade no homem que os primeiros sintomas começam a aparecer.  Alguns exames auxiliam a verificação da andropausa tais como exame de sangue para verificar o índice de testosterona, espermograma para verificar a produção dos espermatozóides, exame de toque, densitometria óssea e ecografia da próstata e abdômen.
 
A reposição hormonal somente deve ser feita com um acompanhamento médico e pode ser feita através de comprimidos via oral, adesivos para pele ou injeção intramuscular peniana.  Com isso o homem terá um retardo na osteoporose, um melhor desempenho sexual, melhora dos distúrbios neurológicos e conseqüentemente melhora na sua qualidade de vida como um todo. A reposição é contra indicada para pacientes portadores ou com suspeita de carcinoma na próstata, câncer de mama, hiperplasia benigna da próstata e problemas hepáticos.
Para ajudar, o homem deve principalmente nessa fase restringir na sua dieta o colesterol e o açúcar e comer alimentos com maior teor de sais e vitaminas como legumes, verduras e frutas.
Em fevereiro de 2006 a Sociedade Brasileira de Urologia publicou um consenso estabelecendo parâmetros para o diagnóstico e tratamento da deficiência hormonal masculina, que foi denominada, então Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM).  O texto do documento admite que a reposição hormonal masculina ainda está sujeita a controvérsias.  Questiona-se desde a real existência do problema até a necessidade concreta da reposição hormonal.
Falta de desejo (Libido)
A falta de libido é mais comum nas mulheres do que no homem porém ocorre com uma certa frequencia também e é queixa comum tanto do próprio homem como da companheira que se sente deixada de lado e não desejada Esse tipo de problema também é bem menos comum que a disfunção erétil em si o que se pode observar como homens com o desejo normal mas que não conseguem uma boa ereção.
Algumas causas fisicas podem ser citadas: alcoolismo, drogas, obesidade, hiperprolactina, efeito colateral de medicamentos, baixo índice de testosterona e doenças como diabetes.
No lado psicológico podemos relatar casos associados a depressão, estress, traumas de infância, homossexualidade latente mesmo problemas de relacionamento.

Não há até hoje um medicamento específico para melhora da libido a não ser quando há queda comprovada da testosterona. É importante lembrar que medicações para Disfunção Erétil não melhoram a lbidio, interferindo apenas na parte de ereção.

Na visão da Terapia Sexual, libido é uma energia provinda do instinto de vida, que promove o interesse, a preservação, a condução para o desenvolvimento, ou seja, o que proporciona a busca do prazer de realização da construção sadia e positiva para o desenvolvimento do ser humano.

 Libido é uma energia vital, presente no homem nas suas diferentes fases do desenvolvimento. Na atualidade é a mola principal que desencadeia o interesse, o desejo, a busca do prazer de preservação da espécie. Fatores orgânicos e medicamentos podem afetar a libido.
A exemplo, as frustrações vividas pelas dificuldades na realização da vida sexual podem desencadear uma baixa no desejo, agravando cada vez mais o quadro psicossexual do indivíduo. Drogas, medicações específicas também afetam a libido, trazendo conseqüências graves no desempenho sexual. Compete sempre a um especialista definir o motivo da causa de perda de libido.

Homens que entraram no estágio da andropausa (menopausa masculina a partir dos 40 anos com baixa das taxas testosterona e espermatozoides) perdem a cada ano em torno de 1% da sua capacidade de ereção, chegando mesmo a impotência sexual total precocemente caso não haja tratamento médico especializado. A partir dessa idade, de cada três relações sexuais em homens com início da andropausa uma relação sexual poderá ser insatisfatória com a total incapacidade de função erétil do órgão masculino para o coito.
Aliado a problemas como estresse, consumo de álcool,drogas e a andropausa, a disfunção erétil nos homens é causada também pela falta de desejo pela parceira (libido masculina ou homossexualidade latente). A masturbação excessiva também influi no desempenho sexual do homem de forma negativa.

Melhor período para o ato sexual
Segundo pesquisadores, o melhor período para o ato sexual prazeroso do casal  e melhor qualidade da ereção masculina é durante a noite a partir das 11 horas e o período matinal que compreende das 4 da madrugada às 7 da manhã. Durante a noite, o corpo humano entra em estado de repouso e no estágio do sono REM o cérebro começa a processar os sonhos eróticos e as fantasias sexuais e no homem a ereção total espontânea que pode durar todo ciclo do sono, inclusive com ejaculação durante o sono.   

É sabido que durante o sono, o pênis fica ereto e se um sonho erótico acontece, a ejaculação e orgasmo podem ser o desfecho desse sonho.

Não é regra, mas quase sempre acompanha-se de um sonho erótico em que o indivíduo acorda imediatamente antes ou imediatamente após ejacular. Muitas vezes, o sonho erótico pode ser lembrado e percebido como uma experiência sexual prazerosa. 

O ato sexual praticado no período matinal que compreende das 4 da madrugada até 7 da manhã é acompanhado por uma ereção masculina mais duradoura e eficaz exatamente porque nesse período o homem está com a bexiga cheia de ureia o que facilita a chamada ereção matinal (popularmente designada de tesão do mijo). O ato sexual não é recomendado durante o período matutino, principalmente a tarde para homens com início de andropausa, uma vez que após o almoço há sempre uma sensação de fadiga seguida de sonolência provocadas pela digestão dos alimentos, que vai aproximadamente até às 16 horas, o que pode interferir na libido e no desejo sexual dificultando a ereção peniana. O clima também é fator determinante na relação sexual com sucesso, sendo que o frio propicia melhor função tanto no homem quanto na mulher na hora do ato, enquanto o calor prejudica o coito. 
Fonte: Artigo transmitido por um amigo para publicação.

3 comentários:

Anônimo disse...

pois desde ja as minhas simseras desculpas mas venho a este bloc porque muito tenho visto na internete que a 50 por semto de homes que sofrem da falta de erecao e por vergonha nao busco ajuda pois nao e o meu cazo que ate ja simto vergonha de pedir afuda e ate hoje nada foi feto o que me tras muito descomtrulado o meu cazo a desfucao erectel vem de uma medicacao para a amciadade o cual tenho debatido com o meu pesseclogo e ele esta-se baribado pr isso desculpe adespercao e entao que fazer entao ja nao sei eu fico menhor da depercao mas ai arrajo houtro problema tao grave como o da deprecao no meu ver um home se irecao e um animal castrado e como me simto agradecia entao a colobracao deste espasso que penco sera da doutora Maria adelaide ou seja de um colega espisialista no assumto as minhas desculpas e espero resposta deixado meu meil gabrielalves20102live.com.pt

Maria Adeladia disse...

Anônimo, o mais apropriado é saber relaxar....deixar as coisas acontecerem naturalmente, sem ansiedade e sem preocupação.A busca pelo equilíbrio é fundamental!
Mantenha sempre sua mente sadia e sem estresse!

Procure um bom especialista neste assunto que poderá orientá-lo melhor.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Estimulante sexual masculino disse...

Impressionante

Postar um comentário

Olá! Seja bem-vindo!!! Obrigada por acessar este blog; sua presença é importante! O espaço é democrático e está aberto para todos, porém, sem ofensas!
ÀQUELE QUE TORNAR SEGUIDOR DESTE BLOG, DEIXAR O LINK DO SEU ESPAÇO NOS COMENTÁRIOS PARA QUE POSSIBILITE SEGUI-LO DE VOLTA!

Atenciosamente - Maria Adeladia (autora do blog)




Adeladia Lins - © 2011 (TODOS OS DIREITOS RESERVADOS)
Layout do blog desenvolvido por: Maycon Moreira Vieira (mayconmoreiravieira@gmail.com)